Câmara de Boa Vista do Ramos decide sobre afastamento de prefeito

Manaus - A Câmara Municipal de Boa Vista do Ramos convocou os oito vereadores para uma sessão extraordinária, amanhã.
O objetivo, segundo o vice-presidente da Casa, Junior Andrade (PT), é decidir sobre o afastamento do prefeito do município, Elmir Lima (PSD), acusado de usar dinheiro público como proprina para um ex-vereador deixar o cargo e investigado pelo Ministério Público do Estado (MP-AM) sob a suspeita de improbidade administrativa.

Líderes comunitários do município também prometem uma grande manifestação contra Elmir. Os vereadores também decidirão sobre o afastamento do vice-prefeito, Glauciomar Pimentel (PSC). 

Junior Andrade disse ainda que até o fim da semana a Comissão Processante deve anunciar o primeiro resultado das investigações. “A defesa dele (do prefeito) é fajuta, portanto, com certeza teremos algo”, disse.

De acordo com o presidente da Câmara, Marlon Trindade, o cenário formado até agora é pela aprovação do afastamento de Elmir e Pimentel porque há quatro vereadores aliados ao prefeito, contra cinco de oposição. “Com cinco votos, já somos considerados maioria absoluta”, disse.

O parlamentar destacou que o pedido o pedido de afastamento é para que a dupla não atrapalhe nas investigações da Comissão Processante responsável por investigar as denúncias. O prazo previsto para o afastamento é de 90 dias.   

Trindade, no entanto, confessou temer que Elmir utilize “novos artifícios criminosos” para tornar o cenário favorável a sua permanência na prefeitura. Ele destacou que os parlamentares só são aliados do prefeito por terem ‘negócios’ com a prefeitura. “ A mulher do vereador Francisco Ivan é secretária de Educação, a vereadora Maria Luíza Dias tem vários imóveis alugados para a prefeitura e por aí vai”, afirmou.  

Flagra
Na quarta-feira (14), Junior Andrade (PT) e a vereadora Rosineide Aguiar (PTB), encaminharam à Polícia Federal (PF) um vídeo onde o então vereador do município Joaquim Teixeira Barbosa (PSC) recebe uma grande quantia em dinheiro do prefeito. Segundo Andrade, Joaquim Teixeira “vendeu o cargo” para dar lugar ao suplente, Rivaldo Anselmo (PSC), tido como amigo do prefeito.

No vídeo, datado de 11 de novembro, Elmir e Joaquim estão sentados frente à frente. Sobre a mesa, há 11 maços de dinheiro. O secretário de finanças de Boa Vista do Ramos, Mário Aldo da Rocha, ao lado do prefeito, entrega ligas de borracha para o ex-vereador ‘prender’ o dinheiro. Joaquim pega o dinheiro, tenta colocar na meia, no bolso de trás da calça, mas acaba colocando o dinheiro na cueca. Em seguida, todos deixam a sala. O vídeo não contém áudio. O (MP-AM e a Polícia Federal investigam o caso.

Apesar das novas acusações, Elmir disse que não se pronunciaria sobre o assunto e chamou de “balela” as investigações do Centro de Apoio Operacional de Combate ao Crime Organizado (CAO-Crimo), que identificou fraude na gestão do programa Bolsa Família no município.

Fonte: D24am