Jovens são alvo da campanha estadual para o Dia Mundial da luta contra a Aids no Amazonas

Com o objetivo de alcançar principalmente os jovens, a Coordenação Estadual de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids), da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), abriu, nesta segunda-feira (21), a campanha de sensibilização para o Dia Mundial da Luta contra a Aids, que ocorre em 1º de dezembro. Dos 801 novos casos de HIV registrados no Amazonas de janeiro até outubro deste ano, 35 foram diagnosticados em jovens na faixa etária dos 15 aos 19 anos e outros 430 casos foram de pessoas na faixa etária de 20 a 34 anos.

 “Houve um aumento de casos nas populações mais jovens e, uma peculiaridade do Amazonas, também é o contágio na população idosa, com idade acima de 60 anos. É uma faixa com a qual não é tão fácil trabalhar porque há uma cultura no País de reprimir a sexualidade na terceira idade”, destacou o coordenador estadual de DST/AIDS, Noaldo Lucena.

 A campanha do Governo do Amazonas teve início em Manaus com a distribuição de preservativos e folders contendo orientações sobre as formas de transmissão e cuidados para evitar doenças sexualmente transmissíveis. A mobilização ocorreu no cruzamento das Avenidas Eduardo Ribeiro com a Sete de Setembro, no Centro de Manaus, e contou com a parceria da Coordenação Municipal de DST/Aids, do Fórum das Organizações da Sociedade Civil e Aids (OSC/Aids) e de outras organizações que atuam na área de prevenção às DSTs e aids.

 Nos municípios do interior do Estado, a campanha também iniciou com a distribuição de material informativo e a realização de testes rápidos para HIV nos mais de 40 Centros de Testagem e Aconselhamento, instalados em unidades de saúde. “O Amazonas foi o piloto para a realização dos testes rápidos de identificação do HIV e isso fez com que a gente tivesse um alcance abrangente, ou seja, temos uma busca ativa mais eficiente. Isso aliado ao fato de a epidemia do HIV/AIDS ter chegado muito mais tardiamente na região amazônica, em comparação com as demais do País, faz com que estejamos apresentando, no geral, aumento no número de casos, comparando-se a queda observada nacionalmente”, disse.

 A campanha segue com blitze para conscientização em locais de grande circulação da cidade e, em 1º de dezembro, no Dia Mundial de Luta contra a Aids, às 18h, a coordenação da campanha faz ato simbólico em Manaus e demais municípios com a instalação de um laço vermelho, símbolo da luta contra a doença, em prédios u monumentos em áreas de grande movimentação nas cidades.

 Aids no Amazonas – De acordo com números da Coordenação Estadual de DST/AIDS, o Amazonas acumula 7,5 mil casos da doença, desde o início da ocorrência dos primeiros casos no Estado, em 1986. Atualmente, cinco mil pessoas fazem o acompanhamento médico, psicológico e social nos serviços de atendimento especializados oferecidos pelo Governo do Amazonas. Desse total, 3,5 mil fazem uso da medicação.

 Lucena enfatiza que, além da prevenção durante a relação sexual, é aconselhável que a população com vida sexualmente ativa realize, pelo menos uma vez por ano, o exame que permite diagnosticar a Aids. A estimativa é que para cada caso confirmado, existam outros quatro casos sem serem conhecidos pela falta do exame. “A gente aconselha que todas as pessoas que têm vida sexualmente ativa façam pelo menos um teste anual. É extremamente importante esse hábito. Com isso, a doença é identificada rapidamente e os cuidados também”, frisou o médico infectologista que trabalha há 20 anos com pacientes soropositivos no Amazonas.

 No Amazonas, tanto o teste do HIV quanto o tratamento médico para os soropositivos podem ser feitos na Fundação de Medicina Tropical do Amazonas (FMT) e na Fundação Alfredo da Matta (FUAM).

Fonte: Amazonas am