Plamsan realiza segunda das três etapas do Plano Municipal de Saneamento

Os trabalhos estão avançando, foram visitados 53 municípios dos 59 participantes do programa.

Diagnóstico da situação do saneamento básico nos municípios. Esta é a segunda das três etapas que compõem as fases de elaboração dos planos municipais de saneamento básico e de Gestão Integrada dos Resíduos sólidos dos Municípios do Estado do Amazonas (Plamsan). As etapas, promovidas pelos Engenheiros, são compostas por três fases: Planejamento do projeto; Elaboração do Plano e Aprovação do Plano.

Nesta etapa de diagnósticos, os Engenheiros: Andrerlã Rabelo de Siqueira, Cintia Fernandes da Silva, Delna Maria Correa Macêdo Brasil, Emanuel de Almeida Faria, Mayza Bezerra Angst e Melvin Juan Almeida Revilla, realizam visitas aos municípios para nortear os trabalhos dos técnicos locais, com vistas a elaboração de relatórios quanto à evolução dos trabalhos na elaboração dos planos municipais.

Os trabalhos estão avançando, foram visitados 53 municípios dos 59 participantes do programa, são: Alvarães, Amaturá, Anamã, Anori, Atalaia do Norte, Autazes, Benjamim Constant, Beruri, Boca do Acre, Caapiranga, Canutama, Carauari, Careiro Castanho, Coari, Codajás, Eirunepé, Envira, Fonte Boa, Guajará, Iranduba, Itacoatiara, Itamarati, Itapiranga, Japurá, Jutaí, Lábrea, Manacapuru, Manaquiri, Maraã, Novo Ayrão, Pauini, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Tapauá, Tefé, Tonantins, Uarini, Urucurituba, Silves, Urucará, Manicoré, Boa Vista do Ramos, Borba, Barreirinha, Parintins, Novo Aripuanã, São Gabriel da Cachoeira, Humaitá, Nhamundá e Maués.

Apenas seis municípios ainda não foram visitados, Apuí deve receber a visita da Eng.ª Delna Brasil no início do mês de novembro; até o dia 03 de novembro o Eng. Emanuel Faria visita São Sebastião do Uatumã; Entre os dias 06 e 09 a Eng.ª Mayza Angst segue para Barcelos e de 15 a 18 a visita será em Santa Izabel do Rio Negro; Os municípios Nova Olinda do Norte e Ipixuna ainda não estão com data definida. Logo após as visitas, a programação de atividades segue com a divulgação de prognósticos e alternativas para a universalização dos planos, com destaque aos condicionantes, diretrizes, objetivos e metas do projeto.

Nesta fase de elaboração do plano há ainda ações para emergência e contingências; Mecanismos e procedimentos para a avaliação sistemática da eficiência; Avaliação da eficácia e efetividade das ações e do Sistema Municipal de Informações em Saneamento Básico, a meta é produzir relatórios sobre o prognostico das ações e, para finalizar as atividades, na terceira fase são avaliados os planos, com o objetivo de criar a minuta do projeto de lei do Plano Municipal de Saneamento Básico, a ser elaborada e encaminhada ao poder legislativo e por fim a entrega do relatório final do Plano Municipal de Saneamento Básico.

Fonte: Plamsan