Primeira noite do 9º Congresso de Educação debate PNE

A primeira noite do 9º Congresso de Educação, que este ano tem como tema: "Por um PNE democrático", foi marcada por debates e grande participação. Mais de 300 professores vindos de diversos municípios do Amazonas puderam se manifestar e discutir sobre o Plano Nacional de Educação (PNE).


A senadora do Amazonas, Vanessa Grazziotin e a vereadora Lucia Antony foram uma das participantes do ato. Representantes dos municípios de Apuí, Autazes, Barcelos, Barreirinha, Benjamin Constant, Beruri, Boa Vista do Ramos, Borba, Carauari, Careiro Castanho, Coari, Codajás, Eirunepé, Fonte Boa, Humaitá, Iranduba, Itacoatiara, Lábrea, Manacapuru, Maués, Nhamundá, Nova Olinda, Novo Airão, Novo Aripuanã, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga, Tefé e Urucará também se fizeram presente.

Vanessa Grazziotin em uma de suas manifestações destacou que seu papel é defender o Amazonas. "Sou do Amazonas, sou senadora, sou professora e estou com vocês pra defender seus direitos", disse a senadora.

O 9º Congresso de Educação é organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado do Amazonas (SINTEAM). Na abertura a presidente do Sindicato, Isis Tavares, destacou a importância de ter os profissionais da educação do Estado reunidos para debater melhorias para a educação no País. "É com muita felicidade e orgulho que abrimos esse congresso. Nós somos o primeiro Sindicato a ter o plano de cargos e a data base. A nossa luta não é corporativista, nem fácil. Nós estamos construindo a unidade dos trabalhadores seja eles do campo ou da cidade. Nós aqui não discutimos só salários e sim planos e isso faz com que esse seja o maior sindicato do Amazonas.” ressaltou.

Participantes
No primeiro dia do Congresso o Professor Doutor Luiz F. Dourado, Titular da Universidade Federal de Goiás e editor da revista Retratos da Escola mediou os debates e trouxe para a discussão temas importantes dentro da Educação em nosso País. Dourado destacou em sua palestra o tema: "Como Construir um Sistema Nacional de Educação".
"Nós estamos nos reorganizando entre algumas diretrizes, metas e estratégias em relação ao PNE, precisamos avançar em relação à visão de avaliação, de qualidade e da concepção da gestão democrática”, ressaltou Dourado. Foram apresentadas também as 20 metas e 170 estratégias do PNE 2011 – 2020.

Nos próximos dois dias do evento outro temas serão debatidos, entre eles, o PNE, Política Sindical, Política Educacional e Política Salarial.  O tema "Conjuntura Política" será apresentado pelos palestrantes Eron Bezerra e Altamiro Borges.
 
Fonte: SINTEAM