Gratuidade do PSC para o interior

A gratuidade da taxa de inscrição do PSC para o alunado do ensino médio de escolas da rede pública de ensino foi uma decisão da Administração Superior tomada, no ano passado, que beneficiou um número significativo de estudantes que não tinham condições de arcar com o valor da taxa cobrada.
 
Para este ano, a isenção foi mantida objetivando contribuir novamente para a democratização do acesso da população do interior ao ensino superior. Além disso, a aplicação da prova será feita de forma presencial em 58 municípios do estado, além da capital, como ocorreu em 2010, possibilitando, assim, uma participação maior do candidato ao concurso, visto que ele não necessitará se deslocar de sua cidade para participar do referido certame.

Para a reitora da UFAM, professora Márcia Perales, a gratuidade do PSC para os alunos de escolas públicas do interior foi pensada a partir de dados fornecidos pela Comissão de Concursos (COMVEST) relativos à baixa participação desses alunos no processo,demonstrando que eles não tinham oportunidade de frequentar um curso de ensino superior por vários motivos, dentre eles, o valor da taxa de inscrição. “É esse o papel de uma instituição pública: contribuir com ações que alcancem e beneficiem a população como um todo. E democratizar o acesso ao ensino superior faz parte de uma política de inclusão social adotada pela Ufam ao longo dos anos”, explicitou a reitora.

Foram inscritos 9.285 candidatos oriundos de escolas públicas do interior do estado em 2009 contra 16.337 no ano de 2010. Um aumento no percentual de 43%.

A diretora da COMVEST, professora Ana Galota, ressalta que a participação expressiva de candidatos oriundos do interior deve-se à gratuidade e à familiarização do PSC pelos alunos do ensino médio, já que o conteúdo programático da prova é referente ao ano que o candidato está cursando. “O PSC é a melhor maneira de ingressar nos cursos de graduação presenciais na Ufam, pois a seleção é realizada em uma avaliação seriada e contínua nas três séries do ensino médio”, disse a diretora.

As cidades onde serão aplicadas as provas são: Alvarães, Amaturá, Anamã, Anori, Apuí, Atalaia do Norte, Autazes, Barcelos, Barreirinha,Benjamin Constant, Beruri, Boa Vista do Ramos, Boca do Acre, Borba, Caapiranga, Canutama, Carauarí, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Coari, Codajás, Eirunepé, Envira, Fonte Boa, Guajará, Humaitá, Itacoatiara, Itamarati, Itapiranga, Iranduba, Jutaí, Lábrea, Manacapuru, Manaquiri, Manaus, Manicoré, Maraã, Maués, Nhamudá, Nova Olinda do Norte, Novo Airão, Novo Aripuanã, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Santa Isabel do Rio Negro, Santo Antonio do Iça, São Gabriel da Cachoeira, São Paulo de Olivença, São Sebastião do Uatumã, Silves, Tabatinga, Tapauá, Tefé, Tonantins, Uarini, Urucará e Urucurituba.

Os concorrentes ao PSC podem fazer sua inscrição até o dia 19 de agosto, de forma on line, pelo endereço eletrônico www. comvest.ufam.edu.br .