Plano Nacional de Educação será tema de audiência pública em Maués, nesta sexta-feira

A expectativa dos parlamentares é reunir estudantes, movimentos sociais, vereadores, gestores e trabalhadores da educação de Maués e Boa Vista do Ramos.
 
A Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM) promove, na próxima sexta-feira (30), sua 5ª audiência pública itinerante deste ano para discutir o Plano Nacional de Educação – PNE (PL 8.035/2010). Desta vez, a região escolhida foi a calha do Baixo Amazonas, com realização no município-polo de Maués (a 257 quilômetros de Manaus). O evento tem início marcado para as 9h, no Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifam-Maués).

Segundo o presidente da Comissão de Educação da ALE-AM, deputado estadual Sidney Leite (DEM), a expectativa dos parlamentares é reunir estudantes, movimentos sociais, vereadores, gestores e trabalhadores da educação de Maués e Boa Vista do Ramos.


Sidney Leite explica que a mobilização tem o objetivo de debater e formular propostas para o PNE, que está contemplado no Projeto de Lei 8.035/2010, elaborado pelo Governo Federal. O Novo Plano estabelece diretrizes e metas voltadas à melhoria da educação brasileira nos próximos dez anos.


“Queremos discutir propostas para o avanço da educação escolar em Maués e Boa Vista do Ramos. Por isso, é importante que a população traga sua avaliação e possíveis demandas ligadas à infraestrutura das escolas, concurso público, transporte, merenda escolar, Ensino Superior, gestão democrática e outros assuntos”, pontuou o parlamentar.


O PL 8.035/2010 está em discussão na Comissão Especial do PNE, na Câmara Federal, e já recebeu 2.906 emendas. Depois que for votado pela Comissão, o projeto será encaminhado ao Senado e um novo período será aberto para o envio de propostas.

Fonte: Manausonline