FBN e Boa Vista do Ramos (AM) fecham acordo para desenvolvimento do Proler

A Fundação Biblioteca Nacional fechou uma parceria com a prefeitura municipal de Boa Vista do Ramos, no Amazonas, para o desenvolvimento do Programa Nacional de Incentivo à Leitura, o Proler. No acordo, ficaram estabelecidas ações conjuntas para a promoção e o incentivo à leitura como encontros, cursos e parcerias com universidades, secretarias e empresas privadas locais.

Segundo a coordenação do Proler, a Fundação Biblioteca Nacional já tem parceria com 76 municípios de todo Brasil, que ajudam no alcance do programa. O Proler é um órgão vinculado à Fundação Biblioteca Nacional, criado em 1992, que atua em todo Brasil através de comitês locais, visando a democratização do acesso à leitura no país.

Nesta semana, a BN está sediando, nos dias 16, 17 e 18, o Curso de Formação de Mediadores que tem como objetivo capacitar os coordenadores dessas unidades locais. No total, são cerca de 70 pessoas que acompanham três dias de palestras. Entre as atrações principais, estão a Oficina de Gestão, com a Coordenadora Geral de Planejamento e Administração da FBN Tânia Pacheco; a Oficina de Mediação, com a professora Eliana Yunes, do Departamento de Letras da PUC-Rio; o Quarta às Quatro, com Affonso Romano de Sant’anna; e até um espetáculo de poesia com a atriz Elisa Lucinda.

Fonte: Agregario