Encontro de Integração vai para o interior

Em Urucará, por exemplo, podem participar cooperativas dos municípios de Itacoatiara, Parintins, Itapiranga, São Sebastião do Uatumã e Boa Vista do Ramos

O Encontro de Integração do Cooperativismo, realizado todo mês pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Amazonas (Sescoop-AM), terá uma edição também no município de Urucará (AM), no próximo mês de junho,  quando acontecerá o II Seminário do Cooperativismo.
A decisão do superintendente do Sescoop-AM, Adriano Trentin Fassini, acatando sugestão do presidente da Cooperativa Agrofrutíferas dos Produtores de Urucará (Agrofrut), Antonio Carlos Monteiro Fonseca, foi anunciada no XXII Encontro, realizado na última sexta-feira, 20 de maio, na sede do Sistema OCB/Sescoop-AM. Dessa vez, o evento teve videokê, que animou a noite.
 Participando pela segunda vez do evento, Antonio Fonseca, disse que o encontro é de grande importância para o cooperativismo do Estado, porque promove a interação entre membros de diversas cooperativas. “Aqui as pessoas conversam naturalmente”, disse.

Fonseca defende a interiorização do evento desde o Encontro de Presidente de Cooperativas do ano passado, quando apresentou a sugestão à direção do sistema OCB/Sescoop. A ideia do presidente da Agrofrut é realizar o Encontro de Integração a cada dois meses em municípios ditos “polos”, onde reuniriam também cooperativas de cidades próximas. Em Urucará, por exemplo, podem participar cooperativas dos municípios de Itacoatiara, Parintins, Itapiranga, São Sebastião do Uatumã e Boa Vista do Ramos. “Vir pra Manaus todo mês participar do Encontro fica inviável, mas realizando em municípios que possam reunir outros do entorno fica mais fácil. Esses encontros são necessários para promover a integração e podem promover a verdadeira intercooperação”, definiu Fonseca, fazendo referência a um dos princípios do cooperativismo que incentiva a comercialização entre cooperativas como forma de fortalecimento do sistema.

Participando pela primeira vez do Encontro, a professora de jovens lideranças cooperativistas, Aldenerora Guimarães Corrêa, que tem especialização dentre outras áreas em Tecnologia Educacional, Gestão Escolar, Supervisão Escolar e Supervisão Educacional, disse que gostou muito do evento e que vai levar a ideia para a escola onde leciona em Urucará, a Escola Estadual Professor Lázaro Ramos e às cooperativas com as quais trabalha. “Esse Encontro é uma catarse. As pessoas trabalham muito e este momento é um alívio, uma grande oportunidade de aliviar as tensões do dia-a-dia e conhecer novas pessoas”, disse.

Outra estreante no Encontro era a odontóloga Nara Núbia Valente Santana Esquivel, da cooperativa Uniodonto. Animada, ela disse que o Encontro é uma oportunidade para conhecer pessoas e trocar ideias. Ela, como o presidente da Agrofrut e a professora Aldenora haviam saído das aulas do primeiro módulo do curso de Pós-Graduação em Gestão em Cooperativismo, realizado também na sede do Sescoop-AM, e ficaram para o Encontro. “Vou participar mais vezes”, garantiu Nara Núbia.

Fonte: OCB-AM