Archive Pages Design$type=blogging

destaque

Senador defende diferenciação do AM na proposta do ICMS

Na audiência pública realizada nesta terça-feira (19) pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, que discutiu a proposta de unificação da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o senador Eduardo Braga (PMDB/AM) defendeu a aprovação da alíquota de 12% para produtos oriundos da Zona Franca de Manaus.
A proposta está sendo discutida por meio do Projeto de Resolução do Senado (PRS) nº 01/2013, encaminhada pela Presidência da República. Na matéria, o governo propõe a unificação da alíquota do ICMS em 4% a partir de janeiro de 2016, com exceção do Amazonas e da alíquota relacionada à comercialização do gás natural oriundo do Mato Grosso do Sul.
“A mensagem encaminhada nesta resolução busca não o ideal, mas o possível diante de uma federação que discute necessidades de ser competitiva do ponto de vista econômico e ao mesmo tempo de ser correta do ponto de vista da arrecadação de estados, municípios e União”, afirmou Braga, lembrando que é preciso todos os esforços para aumentar a produção brasileira e a competitividade em relação ao mercado externo.
O senador enfatizou que o Polo Industrial de Manaus não é adversário do polo industrial de São Paulo ou de qualquer outro estado, mas que eles interagem. Ele também reforçou a necessidade de se por um fim à guerra fiscal entre estados, citando o fato da indústria instalada no Amazonas e de todo Brasil ter acumulado perdas por causa de produtos importados, que entravam no país com incentivos fiscais oferecidos por alguns estados.
“O Amazonas teve uma perda de 7% do PIB (Produto Interno Bruto), em função da queda de consumo dos bens produzidos pelo polo industrial em uma concorrência desleal, não em relação à concorrência com produtos de São Paulo, mas contra produtos vindos de outros países com isenção fiscal, importando empregos de outros países”, disse. Essa prática, conhecida como Guerra dos Portos, teve fim em fevereiro deste ano, quando entrou em vigor resolução aprovada pelo Senado e que unificou a alíquota para importação de produtos estrangeiros.
Um dos governadores convidados da audiência pública para falar sobre o tema, o governador do Amazonas, Omar Aziz, disse que se não houver a diferenciação para o Amazonas proposta pelo PRS 01/2013, o estado terá uma perda de 77% de toda economia da cidade de Manaus e do interior. 
“Não estamos discutindo aqui apenas a unificação do ICMS, estamos discutindo a sobrevivência de todo um estado”, reforçou.
Além de Aziz, participaram da audiência pública os governadores do Espírito Santo, Renato Casagrande; de Goiás, Marconi Perilo (PSDB); do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli; do Piauí, Wilson Martins; do Rio Grande do Sul, Tarso Genro; de São Paulo, Geraldo Alckmin, o governador em exercício do Pará, Helenilson Pontes.
Assessoria de Imprensa
Nome

acidente agricultura água animal bovinos câmara católico cheia cidadania comunicação concurso contas cooperativa corrupção cultura curso dança denúncia deputado destaque drogas economia educação eleições emprego enche enchente enchete encontro energia entretenimento esporte festa folclore futebol governador idam indígena infra estrutura internet justiça literatura luta maués meio ambiente moda morte municípios música padre padroeira pagamento parintins pescadores politica política porto prefeito prefeitura prisão processo seletivo professor projeto rondon psc reclamação recursos religião ronilson de souza rural saae saneamento básico saúde segurança senador tce telefonia trabalhador tráfico transporte uea veículo verbas vereador vestibular vivo
false
ltr
item
Portal de Boa Vista do Ramos: Senador defende diferenciação do AM na proposta do ICMS
Senador defende diferenciação do AM na proposta do ICMS
Portal de Boa Vista do Ramos
http://www.portalbvr.com.br/2013/03/senador-defende-diferenciacao-do-am-na.html
http://www.portalbvr.com.br/
http://www.portalbvr.com.br/
http://www.portalbvr.com.br/2013/03/senador-defende-diferenciacao-do-am-na.html
true
3426349743776412851
UTF-8
Not found any posts Leia mais Reply Cancel reply Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDAMOS PARA VOCÊ Tag ARCHIVE Busca Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago