Alunos do Ifam/Maués criam ambiente virtual para ampliar acesso aos livros


Comum em todo o início de período letivo, a produção de Plano de Ensino de Curso exige o levantamento das condições necessárias para um bom aproveitamento dos estudos durante o ano. A partir dessa atividade anual e obrigatória, professores do Curso de Informática do Campus Maués (CMA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) constataram a necessidade de aquisição de mais livros para a biblioteca institucional.
Para suprir a limitação de materiais acadêmicos, surgiu o projeto Sistema de integração e suporte didático ao aluno: Biblioteca Virtual que criará um ambiente virtual para disponibilizar os conteúdos das aulas, em formato digital, fornecidos por professores do campus. A ideia pretende também atingir um bom grau de popularidade e incentivar os alunos a frequentarem, de forma mais constante, a biblioteca da instituição.
De acordo com o coordenador da pesquisa, professor Fredy Veras dos Santos, o projeto ainda não foi finalizado devido à grande quantidade de material coletado junto aos professores.
“Como se trata de um projeto de produção de software e levando em consideração a necessidade detectada pelos professores de Informática, a pesquisa a ser feita é sobre o impacto que o sistema causará aos alunos, depois de publicado na rede interna do campus. Pretendemos publicar ainda no primeiro semestre de 2013”, explicou Santos.
Até o momento, os pesquisadores realizaram as etapas de produção de software e a dinâmica de design para web. Segundo o professor, o protótipo do sistema foi testado por alunos formandos do curso de informática, em 2012, apenas para levantamento de requisitos e análise do funcionamento.

“Constatamos o bom proveito do conteúdo publicado, por parte dos alunos, o bom funcionamento do sistema auxiliando os discentes quanto à necessidade de pesquisas bibliográficas na produção de trabalhos escolares, bem como o aumento do rendimento de algumas avaliações e trabalhos acadêmicos desenvolvidos durante a realização do 4º bimestre”, destacou o professor. Atualmente, estão cadastrados 30 livros e 10 apostilas da área de Informática.
ACESSO AO CONTEÚDO VIRTUAL
O material inserido no sistema será acessado apenas por meio de navegadores da internet, cópias e downloads serão vetados por questão de direitos autorais. O espaço também será usado para assuntos relacionados ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e projetos de pesquisa do CMA, além de incentivar o acesso ao portal Domínio Público (www.dominiopublico.gov.br).
Após a conclusão do projeto, a biblioteca virtual será disponibilizada para as comunidades interna e externa do Campus Maués.
PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
O projeto Sistema de integração e suporte didático ao aluno: Biblioteca Virtual faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic-Jr) do Ifam e tem a participação dos alunos Tony Bentes Desideri e Luan Jerlison Aguiar Batista, finalistas do Ensino Médio Integrado em Informática.
Fonte: Ciência em Pauta