Vestibular da UEA terá 49 mil candidatos na disputa por 3,5 mil vagas

A novidade para este ano será o detector de metais, para evitar fraudes, e a promessa de agilidade na correção das provas.

Manaus - Neste final de semana e até segunda-feira, 49.021 candidatos inscritos concorrem a 3.569 vagas do 11ª vestibular da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) para 2013.
A novidade para este ano será o aparelho detector de metais, que fará a fiscalização dos inscritos para evitar qualquer tipo de fraude e a agilidade da correção das provas, conforme anunciou a instituição.
O presidente da Comissão de Ingresso da UEA, André Luiz Dutra, diz que o detector de metais dará mais segurança aos estudantes que buscam alcançar a vaga desejada em uma universidade pública. “A ajuda da tecnologia e de outros dispositivos facilitará para que o estudante tenha bom desempenho sem se preocupar com fraudes”, disse.
Do total inscritos, 26.473 são da capital e 15.687 dos 62 municípios do Amazonas. Os exames serão aplicados em 49 escolas de Manaus e 78 no interior. Ao todo, 1.379 pessoas ficaram isentas do pagamento da taxa de inscrição este ano.
Dutra destacou que os portões estarão abertos até às 12h50 com início das provas as 13h. Na segunda-feira, ocorrem as provas do Sistema de Ingresso Seriado (SIS), do qual poderão participar alunos do primeiro ano do Ensino Médio e, também, do segundo ano e que já participaram do SIS em 2011.
Sobre o cartão de confirmação, Dutra ressaltou, ainda, que os vestibulandos não devem esperar pelo mesmo em casa pois já está disponível no site da UEA. “Não será preciso imprimir, o candidato poderá levar apenas um documento oficial com a fotografia e ver o endereço da prova no site”, ressaltou.
Os cursos mais procurados pelos vestibulandos continuam sendo Medicina, Administração e Direito. Já no interior, o curso de Enfermagem teve o maior número de inscrições, em Parintins (a 369 quilômetros a leste de Manaus).
Com informações de D24am