Praias de Maués

Foto: Viajamos.com

A Festa do Guaraná e suas lendas não são as únicas atrações do município de Maués. A cidade é considerada uma das mais bonitas do Amazonas por possuir as praias mais famosas do Estado, todas formadas pelo Rio Maués-Açu. São cinco ao todo, onde a faixa de areia branca e as árvores lembram balneários de Litoral, com a vantagem da água ser doce e morna.

Praia da Antártica é a mais famosa e movimentada da cidade. É arborizada, de areias brancas e águas límpidas. Possui calçadão e bancos, dispostos por toda a extensão de cerca de um quilômetro e meio. É o ponto de encontro, diversão e prática de esportes da cidade. Nos finais de tarde, os bares no calçadão ficam cheios. Os moradores e turistas batem ponto no local para assistir um dos mais lindos pôr de sol do Brasil.

Praia de Vera Cruz localiza-se na frente da cidade. Bela paisagem, areias brancas e águas límpidas compõe o balnerário. Lugar tranqüilo e integrado à natureza.

Praia da Ponta da Maresia tem apenas 500 metros e é uma das mais disputadas. Na temporada, fica lotada.

Praia do Lombo localiza-se na frente do centro do município, e possui águas refrescantes e tranquilas.

Já a Praia Ramalho Júnior, também com extensão de aproximadamente 500 metros, possui uma vista panorâmica da cidade.

Em frente à cidade ocorre o encontro das águas esbranquiçadas do Rio Paraná do Urariá com as águas de tonalidade quase negras do rio Maués-Açú, denominado Rio Preto, principal rio do município.

As águas límpidas dos rios de Maués permitem inclusive a prática da caça subaquática, prática trazida por imigrantes do Sul, realizada com freqüência por alguns habitantes.

Há várias outras opções de lazer e cultura na cidade: esportes, passeios de barco, além do contato direto com a cultura de algumas civilizações indígenas ainda presentes, responsáveis por uma variedade de artesanato e lendas, destacando-se o saterê-maué, grupo étnico que habita um trecho do Rio Urupadi, sob a jurisdição da Funai.



Fonte: Portal Amazônia