Archive Pages Design$type=blogging

destaque

Em Maués, processo de ensino-aprendizagem é valorizado por meio de projetos do PCE

Os dois projetos apresentados no Seminário de Avaliação Final do Programa Ciência na Escola (PCE), em Maués (distante a 276 quilômetros de Manaus) surpreendem pela qualidade dos conteúdos, em que destaca a preservação da memória cultural do município. A exposição ocorreu nesta terça-feira, 14 de agosto, na Escola Estadual São Pedro.

Na ordem de apresentação estava o projeto 'Guaraná natureza viva', da Escola Estadual Walton Rodrigues Bizantino, que teve a coordenação da professora Socorro Maria dos Santos Melo, seguido do 'Aluno leitor e escritor', da escola São Pedro, que foi coordenado pela professora Maria do Socorro Libório dos Santos.

FAPEAM acompanha Seminário   


Na solenidade de abertura, a assessora da diretoria técnico-científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Irlene Arce, ressaltou a importância do PCE no âmbito escolar, como uma ferramenta primordial que propicia ao estudante e ao professor a prática da investigação científica. “O PCE desencadeia o despertar da vocação científica de ambas as partes, orientando para novas descobertas de investigação”, completou.      
Arce também convocou os professores da rede pública de ensino daquele município a submeterem suas propostas de projetos ao novo edital da FAPEAM. “A Fundação está à disposição para esclarecimentos quanto ao preenchimento de formulários e outras dúvidas quando houver”, disse. 

PCE fortalece o processo ensino-aprendizagem

A doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Pedagogia, pela Universidade Federal do Amazonas, e consultora do PCE, professora Heloísa da Silva Borges, disse que ambos os projetos resgatam o conceito de que a escola é um espaço atrativo, por meio do PCE. “O programa proporciona à escola a reflexão sobre os conteúdos escolares e também agrega esses novos conhecimentos adquiridos à própria realidade dos alunos, por meio da pesquisa”, afirmou. 

Borges disse que a pesquisa na escola faz com que o aluno observe a realidade de forma diferenciada, permitindo a interação no processo ensino-aprendizagem, trazendo a reflexão de que a escola é um espaço que propicia o conhecimento, cultivando novos saberes. “O PCE proporciona esse cenário e deve continuar incentivando, cada vez mais, o envolvimento das escolas na prática, não somente da pesquisa, mas de desenvolvimento da relação ensino-aprendizagem”, comentou a consultora.

Preservação da memória 

Para a mestra em Língua Portuguesa e professora do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), consultora Gislane Aparecida Martins Siqueira, a apresentação dos projetos lhe surpreendeu pelo ótimo desempenho dos alunos. Segundo ela, ambos os projetos resgatam a cultura local, lembrando a comunidade escolar da importância de se preservar a identidade cultural do município. “É interessante que a sociedade local participe e analise a exposição desses alunos para que reflita sobre a identidade cultural, no sentido de preservar a memória da cidade”, completou Siqueira.

Empresa cria oportunidade aos estudantes


Na ocasião, a gerente de processos agrícolas (Fazenda Santa Helena), da Ambev de Maués, Miriam Frota, que acompanhou as apresentações, afirmou que é possível a parceria entre a empresa e as escolas da rede pública de ensino do município. “A parceria é perfeitamente possível, até porque, a empresa está instalada há mais de 40 anos realizando pesquisa e participando das ações do município”, disse a gerente.
Frota também salientou que o envolvimento do aluno com a pesquisa científica traz qualidade ao ensino na rede pública. “É de suma importância  essa prática da pesquisa tanto para o aluno quanto para toda a comunidade do município, pois abre um leque de oportunidades”, afirmou.

Sobre o PCE

O Programa Ciência na Escola (PCE) é uma iniciativa do Governo do Estado, via FAPEAM, que incentiva alunos dos ensinos Fundamental, Médio e de educação profissional a participarem de projetos de pesquisa desenvolvidos em escolas públicas municipais e estaduais da capital e interior do Amazonas. O programa é realizado em parceria com as secretarias Estadual de Educação (Seduc) e Municipal de Educação (Semed) de Manaus e Itacoatiara, e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM).

Fonte: FAPEAM


Nome

acidente agricultura água animal bovinos câmara católico cheia cidadania comunicação concurso contas cooperativa corrupção cultura curso dança denúncia deputado destaque drogas economia educação eleições emprego enche enchente enchete encontro energia entretenimento esporte festa folclore futebol governador idam indígena infra estrutura internet justiça literatura luta maués meio ambiente moda morte municípios música padre padroeira pagamento parintins pescadores politica política porto prefeito prefeitura prisão processo seletivo professor projeto rondon psc reclamação recursos religião ronilson de souza rural saae saneamento básico saúde segurança senador tce telefonia trabalhador tráfico transporte uea veículo verbas vereador vestibular vivo
false
ltr
item
Portal de Boa Vista do Ramos: Em Maués, processo de ensino-aprendizagem é valorizado por meio de projetos do PCE
Em Maués, processo de ensino-aprendizagem é valorizado por meio de projetos do PCE
http://1.bp.blogspot.com/-JHYKoT-e-mY/UC8H7-xPgGI/AAAAAAAABjQ/6-0Q3hZtXA8/s320/20120816120543projeto_2_maues.jpg
http://1.bp.blogspot.com/-JHYKoT-e-mY/UC8H7-xPgGI/AAAAAAAABjQ/6-0Q3hZtXA8/s72-c/20120816120543projeto_2_maues.jpg
Portal de Boa Vista do Ramos
http://www.portalbvr.com.br/2012/08/em-maues-processo-de-ensino.html
http://www.portalbvr.com.br/
http://www.portalbvr.com.br/
http://www.portalbvr.com.br/2012/08/em-maues-processo-de-ensino.html
true
3426349743776412851
UTF-8
Not found any posts Leia mais Reply Cancel reply Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDAMOS PARA VOCÊ Tag ARCHIVE Busca Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago