Em Maués, processo de ensino-aprendizagem é valorizado por meio de projetos do PCE

Os dois projetos apresentados no Seminário de Avaliação Final do Programa Ciência na Escola (PCE), em Maués (distante a 276 quilômetros de Manaus) surpreendem pela qualidade dos conteúdos, em que destaca a preservação da memória cultural do município. A exposição ocorreu nesta terça-feira, 14 de agosto, na Escola Estadual São Pedro.

Na ordem de apresentação estava o projeto 'Guaraná natureza viva', da Escola Estadual Walton Rodrigues Bizantino, que teve a coordenação da professora Socorro Maria dos Santos Melo, seguido do 'Aluno leitor e escritor', da escola São Pedro, que foi coordenado pela professora Maria do Socorro Libório dos Santos.

FAPEAM acompanha Seminário   


Na solenidade de abertura, a assessora da diretoria técnico-científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Irlene Arce, ressaltou a importância do PCE no âmbito escolar, como uma ferramenta primordial que propicia ao estudante e ao professor a prática da investigação científica. “O PCE desencadeia o despertar da vocação científica de ambas as partes, orientando para novas descobertas de investigação”, completou.      
Arce também convocou os professores da rede pública de ensino daquele município a submeterem suas propostas de projetos ao novo edital da FAPEAM. “A Fundação está à disposição para esclarecimentos quanto ao preenchimento de formulários e outras dúvidas quando houver”, disse. 

PCE fortalece o processo ensino-aprendizagem

A doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Pedagogia, pela Universidade Federal do Amazonas, e consultora do PCE, professora Heloísa da Silva Borges, disse que ambos os projetos resgatam o conceito de que a escola é um espaço atrativo, por meio do PCE. “O programa proporciona à escola a reflexão sobre os conteúdos escolares e também agrega esses novos conhecimentos adquiridos à própria realidade dos alunos, por meio da pesquisa”, afirmou. 

Borges disse que a pesquisa na escola faz com que o aluno observe a realidade de forma diferenciada, permitindo a interação no processo ensino-aprendizagem, trazendo a reflexão de que a escola é um espaço que propicia o conhecimento, cultivando novos saberes. “O PCE proporciona esse cenário e deve continuar incentivando, cada vez mais, o envolvimento das escolas na prática, não somente da pesquisa, mas de desenvolvimento da relação ensino-aprendizagem”, comentou a consultora.

Preservação da memória 

Para a mestra em Língua Portuguesa e professora do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), consultora Gislane Aparecida Martins Siqueira, a apresentação dos projetos lhe surpreendeu pelo ótimo desempenho dos alunos. Segundo ela, ambos os projetos resgatam a cultura local, lembrando a comunidade escolar da importância de se preservar a identidade cultural do município. “É interessante que a sociedade local participe e analise a exposição desses alunos para que reflita sobre a identidade cultural, no sentido de preservar a memória da cidade”, completou Siqueira.

Empresa cria oportunidade aos estudantes


Na ocasião, a gerente de processos agrícolas (Fazenda Santa Helena), da Ambev de Maués, Miriam Frota, que acompanhou as apresentações, afirmou que é possível a parceria entre a empresa e as escolas da rede pública de ensino do município. “A parceria é perfeitamente possível, até porque, a empresa está instalada há mais de 40 anos realizando pesquisa e participando das ações do município”, disse a gerente.
Frota também salientou que o envolvimento do aluno com a pesquisa científica traz qualidade ao ensino na rede pública. “É de suma importância  essa prática da pesquisa tanto para o aluno quanto para toda a comunidade do município, pois abre um leque de oportunidades”, afirmou.

Sobre o PCE

O Programa Ciência na Escola (PCE) é uma iniciativa do Governo do Estado, via FAPEAM, que incentiva alunos dos ensinos Fundamental, Médio e de educação profissional a participarem de projetos de pesquisa desenvolvidos em escolas públicas municipais e estaduais da capital e interior do Amazonas. O programa é realizado em parceria com as secretarias Estadual de Educação (Seduc) e Municipal de Educação (Semed) de Manaus e Itacoatiara, e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM).

Fonte: FAPEAM