Braga diz que Linhão de Tucuruí afastará o fantasma do apagão


A Região Metropolitana de Manaus caminha rumo a uma solução definitiva para o problema do fornecimento de energia elétrica. A afirmação é do senador Eduardo Braga, que concedeu entrevista hoje (13/08) ao programa Agora, da TV Em Tempo, de Manaus. De acordo com o líder do Governo no Senado, com a chegada do Linhão de Tucuruí ao Amazonas, os municípios do entorno da capital, e a própria capital, "espantarão, de vez, o fantasma do apagão".

"O Linhão de Tucuruí chaga a Manaus em junho de 2013. Já está certo que Itacoatiara, Silves, Itapiranga e Urucará passarão a receber energia proveniente do Linhão. Agora estamos lutando junto ao Governo Federal para estender esse benefício para Parintins, Nhamundá, Boa Vista do Ramos, Barreirinha, Maués e Urucurituba. Se conseguirmos essa vitória, todo o Baixo Amazonas também estará ligado ao sistema elétrico brasileiro", afirmou o senador, lembrando que, em Manaus, essa energia será distribuída para todos os bairros, da zona Leste à zona Oeste, por meio de um anel de distribuição de energia.

Eduardo Braga também anunciou que, no mais tardar em setembro, Manacapuru vai estar interligada a Manaus por um linhão de energia elétrica. Essa interligação vai de Manacapuru até Itacoatiara, tendo Manaus como grande polo produtor de energia sustentável. Além disso, segundo o senador, Manaus ganhará, nos próximos meses, uma nova usina com capacidade de geração de energia de 600 megawatts.

"Estamos criando a infraestrutura para levar um novo polo industrial para Itacoatiara, Manacapuru, Iranduba, Rio Preto da Eva e Presidente Figueiredo, além de transformar Novo Airão em um polo de turismo regional. A construção da ponte Rio Negro e do gasoduto Coari/Manaus fazem parte desse projeto macroestruturante para preparar o Amazonas para o Futuro", disse Eduardo Braga.

PEC DOS JORNALISTAS

O líder do Governo no Senado também falou da votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata da obrigatoriedade do diploma para a atividade de jornalista. Segundo Eduardo Braga, a aprovação da PEC foi fruto de um trabalho intenso de negociação para que a matéria entrasse na pauta de votação na semana passada.

"Considero justa a reivindicação da classe jornalista pois, se o médico, o engenheiro, o economista, o contador, o advogado, enfim, tantas outras profissões precisam de qualificação superior para o seu devido exercício, porque seria diferente com o jornalismo? Acho que essa vitória deixará a categoria muito mais forte", considerou o senador.

TELEFONIA CELULAR

Eduardo Braga, que também é presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado revelou números impressionantes da telefonia celular no Brasil. Segundo Braga, o número de usuários por antena no Brasil é dez vezes maior do que no Japão e na Europa. Ou seja, faltam antenas de telefonia celular para deixar o serviço mais aceitável.

"Na Região Metropolitana de São Paulo, por exemplo, uma só antena chega a atender 11 mil usuários. A média nacional brasileira é de 4,7 mil usuários por antena, sendo que, na Região Metropolitana de Manaus, esse número chega a 6 mil usuários por antena. Para se ter uma ideia da estrutura correta para oferecer um bom serviço, nos Estados Unidos, uma antena atende a média de mil usuários", explicou o senador.

Para Eduardo Braga, o Brasil precisa reformular sua legislação com relação a telefonia celular. Ele citou o exemplo das torres montadas pelas operadoras. "As empresas precisam compartilhar as torres. Quando cada operadora constrói sua própria torre há um desperdício de investimento, pois uma única torre pode receber antenas de todas as telefônicas", ponderou.

Fonte: Site do Senador Eduardo Braga