Archive Pages Design$type=blogging

destaque

Municípios do baixo Amazonas em estado de alerta por causa da cheia do rio

Mais de 11 mil famílias foram afetadas pelas cheias dos rios Purus e Juruá, e os municípios do Baixo Amazonas estão em alerta.

Enchente no Porto de Parintins em 2009
Os Municípios do Baixo Amazonas, no lado leste do Estado, na fronteira com o Pará, estão em estado de alerta vermelho com a elevação das águas do Rio Amazonas nas últimas semanas.  Em Parintins ( a 325 quilômetros de Manaus), há um mês o nível do Rio Amazonas ultrapassou as cotas de 2010 e 2011 e agora está a pouco menos de oito centímetros para alcançar a grande cheia de 2009.

Naquele ano, a Ilha se dividiu em duas, o porto de Parintins alagou, a Cidade Garantido foi tomada pelas águas e os artistas terminaram a produção de alegorias para o Festival Folclórico na concentração do Bumbódromo.

Uma equipe da Defesa Civil Municipal visita, desde quarta-feira,   as regiões do Paraná do Limão, Agrovilas do Caburi e Mocambo, onde as famílias são as mais  atingidas. “Estamos entregando kits de higiene e água”, disse o coordenador  Sebastião Teixeira.  

Monitoramento

A equipe realiza o monitoramento nas localidades e contam a ajuda dos agentes comunitários que fazem o acompanhamento da subida das águas.  Em Parintins, a régua fluviométrica marcou, na quinta-feira, 7,08 metros acima do nível normal, bem próximo da cota de 2009, que neste mesmo período assinalava 7,16.

“Sabemos que esta época está chovendo muito na região e que depois a chuva irá cessar. Mas estamos todos em situação de alerta, porque estamos preocupados com uma anomalia climática. Não sabemos o que irá acontecer”, completou o coordenador de Defesa Civil. 

Emergência

No Amazonas, os Municípios de Juruá, Ipixuna, Carauari, Eirunepé, Guajará, Envira e Itamarati, na parte Oeste do Estado, encontram-se em situação de emergência. Essas cidades, inclusive, começaram a receber ajuda humanitária do Governo do Estado.

Ontem, o presidente da Comissão de Assuntos Municipais e Defesa Civil da Assembléia Legislativa do Amazonas( Aleam), deputado estadual Tony Medeiros, seguiu com uma equipe da Defesa Civil de Parintins para a zona rural do município. 

“Estivemos na calha do Juruá, em Tabatinga, Benjamim Constant e lá a cheia está grande com dados que já ultrapassaram cotas mais altas. Então a preocupação com esta enchente é muito grande porque poderá ser uma das maiores”, comentou.

A Região do Baixo Amazonas compreende as cidades de Parintins, Boa Vista do Ramos, Nhamundá e Barreirinha.
Maior cheia

Em 2009, somente no interior de Parintins, mais de 3 mil famílias foram atingidas. Na sede do município as aulas foram interrompidas e até o Festival Folclórico chegou a ficar ameaçado, com a inundação da Cidade Garantido. 

O porto da Ilha, hoje reformado, também foi ao fundo e os passageiros que chegavam para o festival circulavam em pontes improvisadas, construídas de madeira.
Ainda naquele ano, a cidade de Barreirinha ficou praticamente submersa pelas águas do Paraná do Ramos. Os moradores passaram a morar em balsas flutuantes e outros foram transferidos para comunidades rurais de área de terra firme.

Festival ameaçado
Na Cidade Garantido, quartel-general do boi, artistas e dirigentes assistem a subida do Rio Amazonas apreensivos. O presidente do bumbá, Telo Pinto, encaminhou na quarta-feira ofício a Defesa Civil Municipal solicitando informações sobre a enchente.  “Estamos fazendo um acompanhamento da subida do Rio e estamos preocupados. Queremos saber essas informações para definir  onde faremos nossas alegorias, se tivermos que nos mudar. Queremos fazer isso antecipadamente, porque tudo isso causa um desconforto para o trabalhos e para aos artistas que trabalham no boi”, afirma o presidente. 

Ele relembrou o ano de 2009, quando o Garantido terminou as alegorias na concentração do Bumbódromo, faltando 40 dias para o Festival Folclórico. “Iremos reunir, na segunda-feira, a diretoria e a Comissão de Artes e expor toda essa situação a respeito da enchente e as estratégias que teremos de montar se o rio subir demais e inundar a Cidade Garantido”, concluiu.

La Niña
O Centro de Monitoramento Ambiental do Subcomadec e o  Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM), informaram que na calha do Juruá vem passando por anomalia climática,  conhecida como La Niña – que corresponde ao resfriamento das águas do Oceano Pacífico.
Além disso, ainda sofre influência da atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul-ZCAs - o que ocasionou a alteração do comportamento climático e hidrológico e conseqüente  a antecipação do período de chuvas.

Fonte: Acrítica
Nome

acidente agricultura água animal bovinos câmara católico cheia cidadania comunicação concurso contas cooperativa corrupção cultura curso dança denúncia deputado destaque drogas economia educação eleições emprego enche enchente enchete encontro energia entretenimento esporte festa folclore futebol governador idam indígena infra estrutura internet justiça literatura luta maués meio ambiente moda morte municípios música padre padroeira pagamento parintins pescadores politica política porto prefeito prefeitura prisão processo seletivo professor projeto rondon psc reclamação recursos religião ronilson de souza rural saae saneamento básico saúde segurança senador tce telefonia trabalhador tráfico transporte uea veículo verbas vereador vestibular vivo
false
ltr
item
Portal de Boa Vista do Ramos: Municípios do baixo Amazonas em estado de alerta por causa da cheia do rio
Municípios do baixo Amazonas em estado de alerta por causa da cheia do rio
http://4.bp.blogspot.com/-yBlg3wneZmU/T1OoGUi6nkI/AAAAAAAABIo/kKf211OfRpY/s400/PORTO+PARINTINS+CHEIA.jpg
http://4.bp.blogspot.com/-yBlg3wneZmU/T1OoGUi6nkI/AAAAAAAABIo/kKf211OfRpY/s72-c/PORTO+PARINTINS+CHEIA.jpg
Portal de Boa Vista do Ramos
http://www.portalbvr.com.br/2012/03/municipios-do-baixo-amazonas-em-estado.html
http://www.portalbvr.com.br/
http://www.portalbvr.com.br/
http://www.portalbvr.com.br/2012/03/municipios-do-baixo-amazonas-em-estado.html
true
3426349743776412851
UTF-8
Not found any posts Leia mais Reply Cancel reply Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDAMOS PARA VOCÊ Tag ARCHIVE Busca Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago