Padroeira de Parintins em peregrinação pelo AM

A visita no município foi realizada durante as festividades de Nossa Senhora de Fátima
A imagem de Nossa Senhora do Carmo, santa padroeira do Município de Parintins, chega nesta terça-feira (14) no porto de Manaus, por volta de 12h, para uma peregrinação de 20 dias pelas paróquias da Capital amazonense. A transladação da santa aconteceu ontem de manhã e foi acompanhada por muitos fieis que foram se despedir, agradecer e pedir graças.
De acordo com o pároco da Catedral de Parintins, Rui Canto, a peregrinação acontece todos os anos e inicia-se em 1º de maio, quando ela visita os municípios integrantes da Diocese de Parintins, como Barreirinha, Nhamundá e Boa Vista do Ramos.
“Agora ela vai para Manaus, onde há uma programação feita pela arquidiocese para visitar as paróquias”, revelou.
Assim que desembarcar do motor Parintins, a imagem da Santa do Carmelo será levada para a igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, onde uma missa será realizada pelo arcebispo Metropolitano de Manaus, dom Luiz Soares Vieira, como forma de boas vindas.
“Muitos filhos de Parintins moram em Manaus, há um movimento muito forte entre os devotos e será uma grande festa a passagem da santa peregrina na Capital”, disse Canto.
A imagem de Nossa Senhora do Carmo só retorna a Parintins no dia 5 de julho, um dia antes do início da Festa da Padroeira, que neste ano vai de 6 a 16 de julho, com um arraial tradicional na praça da Catedral.
“Vim me despedir dela, pois agora só na festa. Tenho muita fé que ela levará para Manaus só boas graças, pois é intercessora, minha santa de devocação”, disse a professora Marilina Lima, 56, que ontem foi ao porto acompanhar a transladação da imagem.
    
Calendário
A Festa de Nossa Senhora do Carmo, em Parintins, é uma das principais do calendário católico na Região Norte, só perdendo em grandeza para o Círio de Nazaré em Belém (PA), em outubro, e a Festa no Santuário de Santo Antônio, no Município de Borba, que encerrou no domingo.

Fonte: Acrítica.com