Boa Vista dos Ramos recebe seminário final de avaliação PCE pela segunda vez


Boa Vista dos Ramos – E o Programa Ciência na Escola (PCE) juntamente com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (PCE) continuam em sua missão para realização do Seminário Final de Avaliação dos projetos PCE nas escolas públicas do interior do Amazonas. Na ocasião o município desta vez foi  Boa Vista dos Ramos, localizado a margem direita do rio Paraná dos Ramos no lado oeste do estado.
Quem chega à cidade logo percebe uma calmaria e tranquilidade por todos os lados, mas engana-se quem pensa que isto também se reflete no campo da pesquisa cientifica, sobretudo nas escolas deste município. No ano de 2014, dois projetos participaram do PCE com temas semelhantes e de suma importância para o contexto daquela região foram eles “Horta Escolar” coordenado pela professora Maria Odilene Mendes na Escola Estadual Darcy Augusto Michiles e “Horta na Escola” coordenado pela professora Maria Orleny Mendes na Escola Estadual Amazonino Mendes.
Ambos participaram do Seminário Final de Avaliação PCE realizado no dia 26 de novembro na Escola Estadual Amazonino Mendes, o evento que teve inicio às 17h contou com a participação da equipe PCE, Fapeam, avaliador técnico cientifico Cláudia Maquiné e alunos e professores do município.
Durante todo o seminário, a sensação que se tinha era de que todos os presentes estavam participando de uma grande comemoração, tanto alunos como professores não escondiam a satisfação de poder estar finalizando um projeto que apesar de algumas dificuldades que sempre aparecem, não desistiram e continuaram até sua conclusão.
Os dois projetos que não têm somente o tema em comum, mas também as mesmas coordenadoras que são professoras e irmãs buscaram levar uma conscientização ambiental e estimular uma alimentação saudável nas escolas através da criação de hortas com plantações de hortaliças, leguminosas e até ervas medicinais.
O encerramento do evento foi marcado pela sensação de dever cumprido de todos os evolvidos nos dois projetos, através deles cientistas júnior e coordenadoras puderam realizar diferentes formas de pesquisas dentro e fora da sala. “Através deste projeto conseguimos realizar a pesquisa cientifica desde a base até sua conclusão, fizemos pesquisas bibliográficas, construímos nossos canteiros, utilizamos diferentes tipos de adubos e ainda pesquisamos nomes científicos de cada planta e para que ela serviria, estamos todos bastantes satisfeitos” afirmar os cientistas júnior dos dois projetos.
Fonte: PCE Amazonas