Comunidades ribeirinhas no Amazonas recebem programa Arca das Letras

Conhecida como Terra do Guaraná, o município amazonense de Maués vai ganhar 50 novas bibliotecas do programa Arca das Letras. A iniciativa é do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Nesta quinta e sexta-feira (26 e 27) os moradores de 50 comunidades ribeirinhas da região vão receber mais de 10 mil livros, 200 para cada biblioteca.

O município está localizado a 258 quilômetros de Manaus e já possui 27 bibliotecas rurais. As novas arcas saíram da capital de barco e percorreram o rio Maués-Açu, chamado pelos habitantes de rio Preto, durante 18 horas para chegar às comunidades beneficiadas.

A coordenadora nacional do programa, Dione Ferreira, explica que a presença da biblioteca nessas comunidades é um fator fundamental para facilitar o uso dos livros no meio rural. “A acessibilidade favorece o interesse dos moradores pela leitura e incentiva o uso dos livros como fonte de pesquisa”, afirma.

A entrega é uma parceria entre o MDA e a prefeitura municipal. Também será realizada a capacitação de 50 agentes de leitura para cuidar das bibliotecas, incentivar a comunidade a ler e a fazer campanhas de arrecadação de livros, entre outros.

As 50 novas arcas foram uma demanda da própria comunidade. “Nós ficamos satisfeitos ao ver atendidas as expectativas de pesquisa e o avanço educacional para aprimorar o trabalho da agricultura familiar e demais áreas de trabalho presentes na comunidade”, ressalta a coordenadora.

Em Maués, além do acervo básico montado pelo programa com livros didáticos e de literatura, haverá, ainda, livros voltados para a realidade das comunidades de lá. “Nós montamos o acervo básico e acrescentamos livros que têm relação com a realidade do público ribeirinho e indígena para enviar nessas arcas.”

Arca no estado
O programa Arca das Letras já implantou 393 bibliotecas em 19 municípios do Amazonas. Elas facilitam o acesso aos livros para mais de 30 mil famílias do meio rural. Ao todo, já foram doados pelo programa 79.869 livros e capacitados mais de 700 agentes de leitura, no estado.

Serviço
Entrega de 50 bibliotecas do Programa Arca das Letras
Data: 26 e 27/09 (quinta e sexta-feira)
Horário: 8h
Local: Auditório da Escola São Pedro – Maués (AM).

FONTE: Jornal Dia a Dia