Polícia apreende mais de 5 quilos de maconha em Itacoatiara

Antônio Cardoso Pinheiro, conhecido como ‘Tonico’, de 51 anos, fugiu do local adentrando na mata ao perceber a chegada dos policiais. A droga abastecia os municípios de Itacoatiara, Maués e Nova Olinda do Norte.


Cerca de 20 mil pés de maconha foram destruídos pela Polícia. Foto: DIVULGAÇÃO
Uma operação realizada no município de Itacoatiara, localizado a 176 quilômetros de distância em linha reta de Manaus, apreendeu 5 quilos e meio de maconha seca, além de localizar um plantio com mais de 20 mil pés da erva na comunidade de São Lázaro, no Igarapé da Chocolateira, afluente do Rio Arari.
Policiais civis da delegacia interativa do município, com o apoio da Polícia Militar, enfrentaram uma viagem de mais de três horas de voadeira e mais uma hora de caminhada por dentro da mata até chegar ao sítio pertencente ao agricultor Antônio Cardoso Pinheiro, conhecido como ‘Tonico’, de 51 anos, que fugiu do local adentrando na mata ao perceber a chegada dos policiais. O plantio foi destruído pela polícia.
Dez policiais participaram da ação, após três meses de investigações. A operação ‘Chocolateira’ deve continuar, tendo em vista que há informações da existência de um segundo plantio próximo do terreno vistoriado.
A droga apreendida abastecia as bocas de fumo dos municípios de Itacoatiara, Maués e Nova Olinda do Norte. A polícia entrará com um pedido à justiça da Comarca de Itacoatiara para a expedição do mandado de prisão do proprietário do local.
Há menos de um mês foi deflagrada a operação ‘Trindade’ em Itacoatiara, onde foram apreendidos cerca de 40 quilos de maconha seca na comunidade da Santíssima Trindade, também no rio Arari. Na ocasião foram presos Antônio Erivaldo Freire Pinheiro, 36, e Salim da Silva Peixoto, 26, suspeitos de envolvimento com o tráfico de entorpecentes.

Fonte: Acrítica