Racionamento de energia está próximo do fim, afirma Tony Medeiros

Tony tem lutado para acabar com o racionamento de energia elétrica em Parintins e outros municípios como Boa Vista do Ramos, Maués, Barreirinha e Nhamundá.


O racionamento e a falta de energia elétrica em Parintins e outros municípios da região do Baixo Amazonas está próximo do fim, anunciou no fim de semana o deputado estadual Tony Medeiros. O parlamentar esteve reunido, em Manaus, com representantes e técnicos da Eletrobrás, que foram vistoriar a implantação do Linhão de Tucuruí em território amazonense. 

A visita às obras do linhão teve como objetivo avaliar o andamento dos trabalhos e garantir que os prazos de implantação da rede elétrica sejam cumpridos. A meta é ligar o Amazonas à rede elétrica do restante do País até o início de 2013. Tony Medeiros foi um dos deputados convidados pelo Ministério de Minas e Energia, que controla a Eletrobrás, a vistoriar a implantação do linhão. 

Desde que assumiu a vaga de deputado estadual, Tony Medeiros tem lutado para acabar com o racionamento de energia elétrica em Parintins e outros municípios como Boa Vista do Ramos, Maués, Barreirinha e Nhamundá. O Linhão de Tucuruí é uma rede de cabos e torres de alta tensão que atravessa a floresta amazônica, ligando o Amazonas ao sistema elétrico do Estado do Pará. Dessa forma, o Amazonas deixará de ter rede elétrica isolada, que ainda funciona por meio de hidroelétricas e estações termelétricas.

Parintins não receberia o linhão

De acordo com Tony Medeiros, o projeto inicial do Linhão de Tucuruí previa ligar a capital do Amazonas à rede elétrica do Pará. O projeto deixava de fora os municípios do Baixo Amazonas, onde não haveria torres ou cabos fazendo a conexão com outras cidades. Ao saber que Parintins, Nhamundá, Boa Vista do Ramos e Barreirinha não receberiam a energia do linhão, o deputado Tony Medeiros foi à Brasília para uma audiência com o ministro de Minas e Energia, Édison Lobão. Na audiência, Tony mostrou, por meio de mapas e imagens de satélite, que o linhão poderia ser estendido para a região do Baixo Amazonas. Ao saber da viabilidade do plano, o ministro garantiu ao deputado que o Linhão de Tucuruí seria ampliado e as cidades do Baixo Amazonas passariam a receber energia elétrica confiável e em abundância. Dessa forma, explicou Tony, Parintins e as outras cidades acabariam com o problema do racionamento de energia elétrica.

Deputado volta a cobrar promessa

Na visita de inspeção às obras do linhão, realizada pelos técnicos da Eletrobrás, Tony Medeiros voltou a cobrar a promessa de estender a rede elétrica ao Baixo Amazonas.  Os técnicos e representantes da Eletrobrás garantiram que Parintins, Nhamundá, Boa Vista do Ramos, Barreirinha e Maués receberão as torres e cabos do linhão nos próximos meses. 

Tony Medeiros disse que está atento às obras do linhão e que não deixará que os municípios do Baixo Amazonas fiquem de fora dos investimentos do Governo Federal. “Estamos atentos à implantação do linhão. Quando a rede elétrica estiver funcionando, Parintins terá triplicada a oferta de energia, acabando definitivamente com os apagões”, completou Tony.

Fonte: O Furacão