"Tecnologia e incentivos são solução para agropecuaristas e pescadores de Boa Vista do Ramos", afirma Sidney Leite

O deputado estadual Sidney Leite (DEM) reuniu com pescadores e agropecuaristas de Boa Vista do Ramos (a 270 quilômetros de Manaus), na sexta-feira (23), em visita ao município. Boa Vista do Ramos possui mais de 590 produtores de gado, sendo a maioria pequenos criadores, e aproximadamente 21 mil cabeças, além de 980 pescadores com uma produção anual de 90 toneladas de pescado em média. 

Na avaliação do parlamentar, é preciso aumentar a competitividade no Setor Primário do interior do Estado com a oferta de tecnologia genética e instalações adequadas para agropecuaristas e pescadores. "Com a introdução de tecnologia na pecuária e na pesca, a oferta de proteína para os amazonenses também vai aumentar não só quantitativa, mas qualitativamente", destaca. 

Pecuária

Segundo estudo do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Boa Vista do Ramos possui 597 pecuaristas, porém apenas 120 tem a pecuária como principal atividade econômica. 

A presidente da Associação dos Pecuaristas de Boa Vista do Ramos (APBVR), Maria José Ferreira Rodrigues, afirma que os criadores de gado de Boa Vista do Ramos são responsáveis por 70% do poder aquisitivo sustentável do município, porém as cheias tem ameaçado as criações. "A cheia nos obriga a levar o gado para terras mais altas e mudar a alimentação do pasto para a ração, o que onera ainda mais os nossos prejuízos", afirma Rodrigues. 

Durante a Assembleia Itinerante de Parintins, na sexta-feira (16), o deputado Sidney Leite apresentou requerimento ao Governo do Estado para a criação de uma linha de crédito, por meio da Agência de Fomento do Amazonas (AFEAM), aos pecuaristas que sofrem com as cheias. 

Pesca e Agricultura

Segundo o presidente da Colônia de Pescadores Z-15 de Boa Vista do Ramos, Isaac de Oliveira Lima, o município possui cerca de 980 pescadores e produz uma média de 90 toneladas de pescado por ano, mas a armazenagem é feita precariamente em isopores. 

A Colônia reivindica junto ao Governo do Estado, a administração de uma fábrica de gelo construída juntamente com o porto da cidade, mas que ainda não foi inaugurada. Os pescadores do município também não possuem um flutuante para embarque e desembarque do pescado. 

O deputado apóia a proposta dos pescadores, já que a produção de gelo pode servir como renda para as famílias, além disso, a câmara de estocagem da fábrica servirá para a armazenagem do pescado. 

"Após tantos problemas administrativos no município e, tendo em vista que a obra é um patrimônio público, nada melhor do que a fábrica ser administrada pela colônia que está muito bem organizada", destaca Sidney. 

Já os agricultores e apicultores presentes no encontro reclamavam das estradas vicinais do município que prejudicam o escoamento da produção. "Estamos aguardando o asfaltamento e melhoria das estradas vicinais do município para que possamos escoar a nossa produção de mandioca e de mel, principalmente", afirma a secretária geral do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Boa Vista do Ramos, Maria do Rosário Fonseca. 

Fonte: JusBrasil