PROEX recebe lideranças indígenas

Na última sexta-feira (05), a Coordenação de Assuntos Comunitários da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade do Estado do Amazonas recebeu a visita de representantes de duas comunidades indígenas do Amazonas: da Associação Indígena do Cajuiri, do município de Coari (a 450 km de Manaus), e da Associação Indígena Saterê Mawê, do município de Boa Vista do Ramos ( distante 270 km da capital), que estavam acompanhados de mulheres da etnia.

Na ocasião, o cacique German Marins Filho, da etnia Miranha, do município de Coari, veio conhecer as dependências da Reitoria e solicitar no sistema da UEA a carteira estudantil. Ela dará acesso a vários benefícios da instituição, entre eles a utilização do restaurante universitário, biblioteca, teatro e outros espaços institucionais. O cacique está no 5º período do curso de Pedagogia Intercultural Indígena.

Já o cacique Aluízio Macedo do Nascimento , da etnia Saterê Mawê, do município de Boa Vista do Ramos, veio agradecer a Universidade pelos trabalhos relevantes realizados na comunidade, como o curso de Pedagogia Intercultural Indígena e a orientação para a implantação do Telecentro, que é um kit com 10 computadores doados pelo Ministério da Educação para atender os comunitários na área digital.

Para o cacique, o kit a ser recebido é muito importante para os indígenas porque é uma forma de levar o conhecimento científico e tecnológico para as comunidades rurais. “ E esse apoio a UEA oportunizou à Associação”, concluiu.

Fonte: UEA