Archive Pages Design$type=blogging

destaque

Depressão em idosos de Maués será investigada

A depressão é a doença que mais atinge a população idosa em escala mundial. Foto: Divulgação
população de idosos no Brasil está aumentando e com a longevidade o organismo  fica mais suscetível a doenças. De acordo com a Revista Brasileira de Psiquiatria, a depressão é uma delas e se tornou a doença que mais atinge a população idosa em escala mundial. Essa informação despertou o interesse do pesquisador e médico geriatra, Euler Esteves Ribeiro, em iniciar uma investigação sobre o quadro de humor dos idosos do município de Maués (distante 356 Km de Manaus, Amazonas).
Há quatro anos, Ribeiro, que é diretor da Universidade Aberta da Terceira Idade – instituição ligada à Universidade do Estado do Amazonas (Unati/UEA), estuda o envelhecimento do homem amazônico. Em suas pesquisas, o médico identificou genes ligados à longevidade entre os habitantes do município, que concentra uma média da população idosa superior à mundial. “Em 2007, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o percentual de idosos em Maués correspondia a 1% da população, enquanto a média mundial é de 0,5%”.
Para o geriatra, a expectativa de vida do brasileiro está aumentando e isso traz algumas consequências que precisam de acompanhamento. Na avaliação dele, a prevalência de algumas doenças é resultado desse avanço da idade. “A solidão, o convívio com doenças crônicas, a dependência financeira, as perdas de pessoas próximas, a falta de atividade e decadência material são alguns dos motivos que tornam a população idosa vulnerável ao aparecimento da depressão”, explicou.
O perfil epidemiológico dos idosos de Maués em relação aos idosos de Manaus é baixo. “Ao traçarmos os perfis verificamos que os idosos da capital são mais hipertensos, diabéticos, obesos e têm mais osteoporose, que os idosos de Maués. Isso se dá devido à alimentação e ao modo de vida das pessoas. Em Maués, eles consomem mais frutas, comem tubérculos e derivados, castanhas e peixes, ricos em nutrientes e vitaminas. Além disso eles se exercitam mais, pois remam e percorrem a pé longas distâncias”, frisou o médico.
PROCESSO DEPRESSIVO
Diante desses fatores positivos o médico vai traçar o perfil relativo ao humor desses idosos. E a partir desse estudo vai estudar como ocorre o processo depressivo e encaminhar as pessoas identificadas com a doença para tratamento. “Quero saber como é o comportamento relativo ao humor dessas pessoas, lá a incidência de Alzheimer é menor que na capital, mas agora minha concentração será no processo depressivo, que é provocado por vários mecanismos, já citados”, adiantou.
Ao todo, 1.813 pessoas com idade entre 60 e 90 anos, residentes em 72 comunidades do município farão parte da pesquisa intitulada ‘Depressão e Aptidão Funcional em Idosos Atendidos por Unidades Básicas de Saúde que adotam a estratégia de Saúde da Família no Município de Maués – Amazonas’. O estudo receberá apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) , no âmbito do Programa de Apoio à Consolidação das Instituições Estaduais de Ensino e/ou Pesquisa – Pró-Estado.
Ribeiro salientou que os idosos identificados com depressão serão encaminhados para tratamento da doença. “O tratamento inclui a associação de drogas específicas e psicoterapia. Nós já temos uma equipe formada pela Unati trabalhando no município. São médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais que fazem acompanhamento das pessoas que necessitam, e eles vão nos ajudar nesse novo trabalho”, concluiu.
Fonte: Ciência em pauta
Nome

acidente agricultura água animal bovinos câmara católico cheia cidadania comunicação concurso contas cooperativa corrupção cultura curso dança denúncia deputado destaque drogas economia educação eleições emprego enche enchente enchete encontro energia entretenimento esporte festa folclore futebol governador idam indígena infra estrutura internet justiça literatura luta maués meio ambiente moda morte municípios música padre padroeira pagamento parintins pescadores politica política porto prefeito prefeitura prisão processo seletivo professor projeto rondon psc reclamação recursos religião ronilson de souza rural saae saneamento básico saúde segurança senador tce telefonia trabalhador tráfico transporte uea veículo verbas vereador vestibular vivo
false
ltr
item
Portal de Boa Vista do Ramos: Depressão em idosos de Maués será investigada
Depressão em idosos de Maués será investigada
http://4.bp.blogspot.com/-mwog1ftuwuc/UdS0_O41hfI/AAAAAAAAEho/2FZk-Qbf1RA/s400/depressao-idosos-310x220.jpg
http://4.bp.blogspot.com/-mwog1ftuwuc/UdS0_O41hfI/AAAAAAAAEho/2FZk-Qbf1RA/s72-c/depressao-idosos-310x220.jpg
Portal de Boa Vista do Ramos
http://www.portalbvr.com.br/2013/07/depressao-em-idosos-de-maues-sera.html
http://www.portalbvr.com.br/
http://www.portalbvr.com.br/
http://www.portalbvr.com.br/2013/07/depressao-em-idosos-de-maues-sera.html
true
3426349743776412851
UTF-8
Not found any posts Leia mais Reply Cancel reply Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDAMOS PARA VOCÊ Tag ARCHIVE Busca Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago