Governo lança na sexta 34º Jogos Escolares do Amazonas

Boa Vista do Ramos está inclusa no pólo 03 com sede em Maués

MANAUS - Acontecerá no dia 25/03 (sexta-feira) no auditório da Vila Olímpica às 09 horas, o lançamento oficial do 34º Jogos Escolares do Amazonas (Jea’s). A reunião contará com a presença do Secretário de Esportes Júlio César, coordenadores das escolas  participantes e também representantes da Secretaria de Estado da Educação – Seduc.
No evento serão anunciadas as datas e períodos para que as escolas se organizem dentro dos prazos estipulados para as inscrições. A coordenação informa que as seletivas das escolas estaduais e municipais de Manaus ficam sob responsabilidade de suas secretarias, neste caso Seduc e Semed respectivamente, e podem ser realizadas entre os meses de março a junho. As seletivas das escolas federais, particulares e escolas estaduais do interior são de responsabilidade da Sejel.
 Ao todo serão formados 10 pólos que deverão sediar os jogos e receber os atletas divididos em regiões. (Ver tabela abaixo). Este ano é esperado para os jogos a participação de 320 mil alunos nas competições distribuídos em 25 modalidades: atletismo, basquetebol, canoagem, ciclismo, corrida de orientação, futebol, futsal, ginástica rítmica e artística, handebol, jiu-jítsu, judô, karatê, luta olímpica, natação, pólo aquático, queimada, remo, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de areia e xadrez.
As novidades desse ano é a inclusão da capoeira e o triathlon que engloba de forma sequenciada o ciclismo, natação e o atletismo.
As competições a cada ano revelam novos talentos e dividem-se em nas faixas etárias de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos. Os campeões nas modalidades coletivas e individuais representam o Amazonas nas olimpíadas escolares a serem realizadas nas cidades de João Pessoa-PB com os atletas de 12 a 14 anos no mês de setembro e na cidade de Joinville, em Santa Catarina com os atletas de 15 a 17 anos no mês de dezembro.

Pólos participantes do JEA’s são os seguintes:
Pólo 1 – Caapiranga, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Iranduba, Manacapuru (Sede), Manaquiri, Novo Airão.

Pólo 2 - Itacoatiara, Itapiranga, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, São Sebastião do Uatumã, Silves (Sede), Urucará e Urucurituba.

Pólo 3 - Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Maués (Sede), Nhamundá e Parintins.

Pólo 4 - Alvarães, Fonte Boa, Japurá, Juruá, Jutaí, Maraã, Tefé (Sede) e Uarini.

Pólo 5 - Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Santo Antonio do Iça, São Paulo de Olivença, Tabatinga e Tonantins. (Sede a definir)

Pólo 6 - Autazes, Borba (Sede), Manicoré, Nova Olinda do Norte e Novo Aripuanã.

Pólo 7 - Apuí, Boca do Acre, Canutama, Humaitá, Lábrea, Pauini e Tapauá. (Sede a definir)

Pólo 8 - Carauari, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna e Itamarati. (Sede a definir).

Pólo 9 - Anamã, Anori, Beruri, Coari (Sede), Codajás.

Pólo 10 - Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira (Sede).

Fonte: Portal Amazônia