CPI em Boa Vista do Ramos investiga denúncia de pedofilia

Vereador é acusado de abusar sexualmente da sobrinha dele e engravidá-la
 
A Câmara Municipal de Boa Vista do Ramos (a 271 quilômetros a leste de Manaus) instalou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o envolvimento do vereador Amadeu Júnior Andrade Rodrigues (PT) com abuso sexual infanto-juvenil.
De acordo com o prefeito do município, Elmir Lima Mota (PSC), o parlamentar é acusado de ter estuprado a sobrinha dele que, na época do crime, em 2007, tinha 14 anos.
Segundo o prefeito, os abusos resultaram na gravidez da adolescente, que hoje tem um filho de três anos.
A CPI foi instalada no último dia 26 de maio e é formada pelos vereadores Augustinho Martins da Silva (PMDB), que é presidente da Comissão de Ética da Câmara, Francisco Ivan Coelho Pimentel (PTB) e Maria Luíza Dias Pereira (PMDB). Pelo fato de a Câmara do município ser constituída por nove vereadores, bastaram três assinaturas para a criação da comissão.

Segundo o prefeito, a denúncia veio à tona ainda em 2007, mas a família do vereador, por ser influente, acabou abafando o caso. “O pai dela recebeu um barco de presente do vereador, para abafar o que estava acontecendo”, explicou. As denúncias foram feitas à Polícia Civil, ao Conselho Tutelar do município e ao Ministério Público do Estado (MP-AM), pela adolescente e por seu avô, com quem a garota mora agora.

O promotor de Justiça do município, Márcio Fernando Nogueira Borges de Campos requisitou instauração de inquérito policial. Ele “vislumbrou indícios veementes de autoria e materialidade do delito”. Em seu depoimento à polícia, a adolescente relatou que sofreu abuso em 2007, quando tinha 14 anos e morava na casa da ex-mulher do vereador. Na época, a menina morava em Manaus e foi até Boa Vista do Ramos para retirar a 2ª via da certidão de nascimento. Ela conta que o vereador Júnior Andrade passou a visitá-la constantemente na casa de sua tia.

Ainda segundo o depoimento, a menina conta que, após se encontrarem com frequência, acabou engravidando de seu tio. Quando descobriu que estava grávida, a adolescente comunicou o fato ao vereador, que passou a dar a quantia de R$ 100 por mês à menina. O avô da vítima descobriu o que havia acontecido e pressionou a família para relatar o fato à polícia, mas como nada foi feito, resolveu tomar a guarda da neta.

O prefeito de Boa Vista do Ramos disse que o caso revoltou a pequena cidade de 15 mil habitantes. “A população de Boa Vista do Ramos cobra uma atitude da Câmara, através da CPI, e pede a cassação do vereador e a perda do seu mandato. Precisamos moralizar a Câmara”, ressaltou.

Até o momento, o vereador não foi encontrado para receber a notificação da Polícia Civil e da CPI, segundo o prefeito. O DIÁRIO tentou entrar em contato com o vereador Júnior Andrade, mas não obteve sucesso. Por telefone, um funcionário da Câmara Municipal do município relatou que o parlamentar não tem comparecido às sessões.

Coari


Em 2008, a operação vorax, desencadeada pela Polícia Federal (PF) em Coari, prendeu 29 pessoas. Além de um esquema de corrupção, a ação revelou a existência de uma rede de pedofilia que favorecia o ex-prefeito Adail Pinheiro.

Fonte: D24am