UEG é selecionada para Projeto Rondon

Instituição atuará no município entre os dias 8 e 24 de julho

A UEG foi uma das instituições de ensino superior contemplada para participar do Projeto Rondon, na Operação Peixe-Boi, que vai atuar no município de Boa Vista do Ramos, no estado do Amazonas e será desenvolvida entre os dias 8 e 24 de julho deste ano. Este grupo vai desenvolver atividades que englobem áreas da cultura, direitos humanos e justiça, educação e saúde. A ação apresentada pela UEG foi concebida por meio da integração de duas propostas desenvolvidas pelo professor Carlos Cipriano Júnior, da unidade Laranjeiras, em Goiânia e pela professora Cibele Pimenta, da UEG de Quirinópolis.
Os trabalhos desenvolvidos na cidade durante os 15 dias de atividades serão nas áreas audiovisual e de saúde. Cipriano prevê a realização de quatro ações. A primeira é a oficina Paisagens Audiovisuais, que vai ensinar alunos de uma  escola municipal a captar som e imagem para construir paisagens fotográficas. “O objetivo é descobrir os olhares desses estudantes”, afirma Cipriano.
A outra atividade, direcionada para professores da cidade, é ensinar técnicas de como usar desenhos animados em sala de aula. A terceira é um minicurso, que tem por objetivo mostrar técnicas de como realizar um vídeo documentário sobre a identidade cultural de Boa Vista do Ramos.
A última atividade, na área audiovisual, é o Cineclube em Ação, que exibirá alguns filmes seguidos de debate. “A nossa intenção é fomentar o cineclube lá. Como no município há equipamentos, é possível, se a comunidade se interessar, manter o projeto. É uma ação de efeito prolongado”, explica Cipriano.
A professora Cibele Pimenta, do curso de Biologia, está com a proposta de desenvolver palestras e atividades práticas que têm por objetivo conscientizar a população sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), bem como de outras doenças causadas por bactérias.
“Levaremos microscópio, lâminas e outros materiais para mostrar o que é vírus e bactérias e mostrar como esses agentes agem na célula humana”, ressalta. De acordo com Cibele, o trabalho é para deixar mais visível o conhecimento, já que não faz parte do dia a dia dos alunos da região essa condição de análise.
Cadastro de interessadosOs estudantes da UEG que desejarem integrar as equipes do Projeto Rondon devem fazer seu cadastro junto a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da UEG até o dia 25 de abril. O departamento ficará responsável pelo cadastramento após uma prévia seleção dos acadêmicos interessados na execução das atividades. Mais informações pelo site da UEG.
No site do Ministério da Defesa podem ser obtidas informações das datas de realização dos trabalhos,  transporte, alimentação e logística, que ficarão sob responsabilidade do Projeto Rondon

Fonte: Notícias de Goiás