Archive Pages Design$type=blogging

destaque

Unidade prisional de Maués trabalha a ressocialização dos presos por meio da leitura

Além de aprender a ler e escrever, participantes do projeto terão 90 dias de remissão da pena. Para o diretor do presídio, Ademar Gruber, o mais importante é a oportunidade de mudança que se dá aos apenados.

Presos que participam do Amazonas Alfabetizado tem remissão da pena e aprendem o processo da ressocialização (Divulgação)
O sistema penitenciário de Maués (a 365 quilômetros de Manaus) consegue zerar o índice de analfabetos entre os seus 213 presos que atualmente cumprem pena. Com o encerramento do Programa Amazonas Alfabetizado, que teve início em setembro de 2014, 28 internos aprenderam a ler e escrever e reforçaram o trabalho da direção da unidade em parceria com o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado e Administração Penitenciária (Seap), que visa utilizar o aprendizado para a remissão de pena e ressocialização dos detentos.
Além de aprender a ler e escrever, os participantes do projeto terão 90 dias de remissão da pena. No entanto, para o diretor do presídio, Ademar Gruber, o mais importante é a oportunidade de mudança que se dá aos apenados.
“Não temos mais nenhum analfabeto e isso ajuda muito nesse processo de recuperação. Frequentar a escola não ensina só português e matemática, mas ensina boas maneiras diante da sociedade”, comemorou Grauber.
A turma inicial era de 38 alunos, no entanto, segundo o diretor Ademar Gruber, dez conseguiram alvará de soltura, remissão de pena e outros benefícios que permitiram a saída do sistema prisional. As aulas foram ministradas sempre das 14h às 17h na biblioteca da unidade e funcionou como atividade complementar. “Nós não os tiramos do banho de sol. Demos a eles a chance de ocupar um tempo que estava vago, que eles não produziam nada”.
Coordenadora do projeto, que é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a professora Eliana Breves, destaca a importância de todos estarem alfabetizados. “Se todos sabem ler, eles são boa influência para eles mesmos dentro do presídio. Quando saírem terão as mesmas oportunidades”, disse. Segundo ela, o gosto dos presos pela leitura é o que mais chama atenção no local.
Desde a criação da Biblioteca da UP Maués, que hoje conta com mais de 2,5 mil livros em seu acervo, a direção investe na leitura para a recuperação dos internos. Uma das formas é incentivar que eles emprestem livros, façam a leitura e, pela decisão do juiz, ganhem a remissão da pena.
“Os interessados emprestam um livro por 10 dias para ler. Quando terminam, na escola da unidade, eles preenchem uma ficha que avalia se eles realmente leram. A ficha é enviada ao juiz e se ele considerar válida ele pode dar até 10 dias de remissão de pena ao leitor”, explicou Gruber.
Fonte: Acrítica
Nome

acidente agricultura água animal bovinos câmara católico cheia cidadania comunicação concurso contas cooperativa corrupção cultura curso dança denúncia deputado destaque drogas economia educação eleições emprego enche enchente enchete encontro energia entretenimento esporte festa folclore futebol governador idam indígena infra estrutura internet justiça literatura luta maués meio ambiente moda morte municípios música padre padroeira pagamento parintins pescadores politica política porto prefeito prefeitura prisão processo seletivo professor projeto rondon psc reclamação recursos religião ronilson de souza rural saae saneamento básico saúde segurança senador tce telefonia trabalhador tráfico transporte uea veículo verbas vereador vestibular vivo
false
ltr
item
Portal de Boa Vista do Ramos: Unidade prisional de Maués trabalha a ressocialização dos presos por meio da leitura
Unidade prisional de Maués trabalha a ressocialização dos presos por meio da leitura
http://3.bp.blogspot.com/-X4pCopp1jC8/VZhKHz16P2I/AAAAAAAAFaA/g7OHnGk28sk/s640/Presos-participam-Amazonas-Alfabetizado-ressocializacao_ACRIMA20150704_0005_15.jpg
http://3.bp.blogspot.com/-X4pCopp1jC8/VZhKHz16P2I/AAAAAAAAFaA/g7OHnGk28sk/s72-c/Presos-participam-Amazonas-Alfabetizado-ressocializacao_ACRIMA20150704_0005_15.jpg
Portal de Boa Vista do Ramos
http://www.portalbvr.com.br/2015/07/unidade-prisional-de-maues-trabalha.html
http://www.portalbvr.com.br/
http://www.portalbvr.com.br/
http://www.portalbvr.com.br/2015/07/unidade-prisional-de-maues-trabalha.html
true
3426349743776412851
UTF-8
Not found any posts Leia mais Reply Cancel reply Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDAMOS PARA VOCÊ Tag ARCHIVE Busca Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago