Linhão de Tucuruí vai atender mais cinco municípios do AM, a partir de 2018

Atualmente quatro municípios do Amazonas são atendidos pelo Linhão, que liga a região ao Sistema Interligado Nacional: Manaus, Presidente Figueiredo, Iranduba e Manacapuru. FOTO: Divulgação
Os municípios de Barreirinha, Nhamundá, Maués, Boa Vista do Ramos e Urucurituba deverão ser atendidos pelo Linhão de Tucuruí a partir de 2018, quando deverá acontecer o rebaixamento da rede em Parintins (a 396 quilômetros de Manaus).

A informação foi divulgada pelo diretor-presidente da Eletrobras Amazonas Energia, Radyr Oliveira, durante reunião com deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na manhã de desta terça-feira (9).

Atualmente quatro municípios são atendidos pelo Linhão: Manaus, Presidente Figueiredo, Iranduba e Manacapuru.

O Linhão de Tucuruí – Macapá – Manaus está divido em duas linhas, estando a primeira conectada a capital amazonense desde 9 de julho de 2013. A segunda , com 102 quilômetros de extensão, é a que deverá atender Parintins no primeiro semestre de 2018.

Segundo Radyr Oliveira, com o rebaixamento da rede e a inclusão desses municípios no Sistema Interligado Nacional (SIN) haverá melhor oferta de energia o que permitirá a implantação de grandes empresas nessas localidades.

“A rede está à margem direita do rio Amazonas chegando até Parintins vindo de Juriti (no Pará). Ela foi licitada e teve contrato de obra assinado dia 5 de setembro desse ano e começa o período de execução. É uma linha num grau de dificuldade muito grande”, comentou o presidente.

Aos parlamentares, Radyr  explicou que a rede que incluirá o município de Itacoatiara (a 270 quilômetros  de Manaus) já está com o planejamento e licenciamento ambiental prontos.  Já há planejamento também para Rio Preto da Eva (saindo de Manaus), que deixará de ter um sistema isolado.
“São 125 quilômetros de rede. Não é uma obra fácil, mas vamos tirar Itacoatiara do isolamento”, encerrou.

Fonte: Em Tempo