Guaraná de Maués ganhará selo de identificação


O Sebrae/AM utilizou a consultoria especializada do Núcleo de Tecnologias Ambientais da Fucapi para iniciar diversas ações no município de Maués, com a finalidade de obter o registro (selo) de Indicação Geográfica do Guaraná, após verificar a necessidade de proteção do Guaraná proveniente da região.
O intuíto do projeto é caracterizar a guaranicultura no município de forma a demonstrar suas particularidades e aptidão para a demarcação regional. No mundo todo, algumas regiões são conhecidas devido a seus produtos e serviços, tais como a cachaça de Paraty, o vinho do Rio Grande do Sul e o queijo de Minas Gerais.
Muitos estudos relacionados com esta cultura e à região constataram a importância do produto para o Amazonas e para o Brasil de uma forma geral. Em torno do Guaraná, gravitam tradição, cultura das famílias produtoras, tecnologia de manejo, beneficiamento e toda uma história desenvolvida durante séculos de demanda crescente de mercado que garante a exploração comercial no Brasil e no exterior.
De acordo com a coordenadora do projeto na Fucapi, engenheira agrônoma Hellen Medeiros, os produtos agrícolas brasileiros reconhecidos com a certificação de Indicação Geográfica (IG) possuem maior potencialidade de inserção no mercado internacional, com melhores preços e condições de competitividade.
Conforme o Instituto Nacional de Proteção Industrial (Inpi), a IG delimita a área de produção, restringindo seu uso aos produtores da região, onde, mantendo os padrões locais, impede que outras pessoas utilizem o nome da cidade e do guaraná em produtos ou serviços indevidos. A coordenadora assegura que todas as etapas do projeto serão concluídas em 2015. Participam da iniciativa todas as associações de produtores de guaraná de Maués.
Fonte: Maskate