Archive Pages Design$type=blogging

destaque

Médicos estrangeiros desembarcam no domingo na Base Aérea de Manaus

Profissionais com diploma do exterior começam a atuar em municípios do AM a partir de outubro. Maués, São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga receberão o maior número de médicos.

Manaus - Os médicos estrangeiros selecionados pelo programa Mais Médicos, do Governo Federal, para atuar no Amazonas desembarcam neste domingo (15), às 16h, na Base Aérea de Manaus. A lista tem 76 estrangeiros, sendo 61 médicos formados em Cuba e 15 profissionais da Espanha, Portugal, Bolívia, Peru, República Dominicana, México, dentre outros escolhidos para trabalhar no Estado.
O secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Antônio Alves, vai recebê-los às 20h. Na segunda-feira (16), os médicos iniciam a semana de acolhimento, oportunidade em que conhecerão os serviços de saúde e as características da população da região. Após essa semana, os profissionais seguem para os municípios a que foram designados a partir do dia 22.
A partir do início de outubro, os médicos cubanos passam a atuar em 21 municípios do Amazonas e seis Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). Segundo dados do Ministério da Saúde (MS), o município de Maués e os DSEIs de São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga receberão o maior número de profissionais, cinco e seis, respectivamente.
Com o objetivo de familiarizar os médicos com os aspectos epidemiológicos das doenças infectoparasitárias e tropicais, típicas da Região Amazônica, o governo do Estado realiza, de 16 a 27 de setembro, a capacitação de nivelamento dos 76 estrangeiros.
O treinamento, coordenado pela Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), ocorre na sede da FMT-HVD, localizada na Avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, das 8h às 18h.
Segundo o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, a capacitação, que incluirá também orientações para os médicos que atuarão na saúde indígena, tem a proposta de ampliar os conhecimentos dos profissionais quanto às políticas de saúde preconizadas pelo Governo do Amazonas e sobre as especificidades do funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado.
“Temos a clara compreensão de que a Região Amazônica possui características epidemiológicas peculiares, como é o caso, por exemplo, da prevalência de doenças como dengue e malária, e que exigem maior atenção em períodos específicos”, disse Alecrim.
Outra particularidade da região, destacada pelo secretário, diz respeito às doenças com maior incidência no período de cheia dos rios, o que demanda uma incorporação dos profissionais, que passarão a atuar na Atenção Primária.
Profissionais da FVS; FMT-HVD, unidade de referência para o diagnóstico e tratamento de doenças infectoparasitárias e tropicais; Fundação Alfredo da Matta (FUAM), unidade de referência para o diagnóstico e tratamento de doenças dermatológicas e venereologia; Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) e Semsa serão os responsáveis por ministrar a capacitação.
Entre as questões abordadas no nivelamento, estão o perfil epidemiológico do Amazonas, saúde indígena no Amazonas, controle das grandes endemias, que focará em dengue, malária, tuberculose e hanseníase; doenças e agravos de relevância no Estado, cujo foco será em hepatites, febre amarela, leptospirose, doenças diarreicas agudas, acidentes por animais peçonhentos, dentre outros. 
De acordo com a Semsa, cinco médicos estrangeiros, sendo dois de Cuba, dois formados na Espanha e um na Venezuela, devem atuarem Manaus. Após a capacitação da Susam, os cinco médicos participam ainda de uma atividade de acolhimento e orientação sobre a estrutura da Rede Municipal de Saúde, organizada pela Semsa.
FONTE: D24am
Nome

acidente agricultura água animal bovinos câmara católico cheia cidadania comunicação concurso contas cooperativa corrupção cultura curso dança denúncia deputado destaque drogas economia educação eleições emprego enche enchente enchete encontro energia entretenimento esporte festa folclore futebol governador idam indígena infra estrutura internet justiça literatura luta maués meio ambiente moda morte municípios música padre padroeira pagamento parintins pescadores politica política porto prefeito prefeitura prisão processo seletivo professor projeto rondon psc reclamação recursos religião ronilson de souza rural saae saneamento básico saúde segurança senador tce telefonia trabalhador tráfico transporte uea veículo verbas vereador vestibular vivo
false
ltr
item
Portal de Boa Vista do Ramos: Médicos estrangeiros desembarcam no domingo na Base Aérea de Manaus
Médicos estrangeiros desembarcam no domingo na Base Aérea de Manaus
http://2.bp.blogspot.com/-Yl2B7RsftH4/UjRVpNE2QCI/AAAAAAAAEtk/Buq8kgDVBbE/s400/82914_460x270_0117028001379108432.jpg
http://2.bp.blogspot.com/-Yl2B7RsftH4/UjRVpNE2QCI/AAAAAAAAEtk/Buq8kgDVBbE/s72-c/82914_460x270_0117028001379108432.jpg
Portal de Boa Vista do Ramos
http://www.portalbvr.com.br/2013/09/medicos-estrangeiros-desembarcam-no.html
http://www.portalbvr.com.br/
http://www.portalbvr.com.br/
http://www.portalbvr.com.br/2013/09/medicos-estrangeiros-desembarcam-no.html
true
3426349743776412851
UTF-8
Not found any posts Leia mais Reply Cancel reply Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDAMOS PARA VOCÊ Tag ARCHIVE Busca Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago