Rodada de negócios impulsiona setor madeireiro em Boa Vista do Ramos - AM

Com objetivo de desenvolver as atividades extrativistas no interior do Estado, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) de Boa Vista do Ramos ( a 271 km de Manaus), realizou no final de junho, a 3ª  Rodada de Negócios do setor madeireiro. O evento reuniu diversos representantes de Associações voltadas para este segmento e contou com a participação da Prefeitura Municipal, Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria de Produção e Câmara Municipal.
De acordo com o gerente da Unidade Local do IDAM / Boa Vista do Ramos, Alexandre Lobo Pinheiro Vaz, a rodada de negócios alcançou excelentes resultados, visto que, foram firmadas parcerias entre os moveleiros e extrativistas. Na ocasião os participantes trocaram informações a respeito dos trabalhos de cada setor, apresentação e divulgação dos produtos que serão fabricados no município, como, por exemplo, carteiras escolares e kits professor.
Na oportunidade foram efetivados negócios entre os detentores de planos de manejo, moveleiros e empresários do setor madeireiro. O preço do m³ da madeira ficou estipulado entre R$ 600 reais a R$ 800 (preço local). Durante o evento também foram entregues pelo IDAM, algumas Licenças Operacionais (L.O) a moveleiros locais.
Está previsto para ser fabricado ainda este ano no município, cerca de 2.050 carteiras escolares, 600 kits professor, 600 kits alunos e 100 quadros brancos.
Rodada de Negócios - Foi criada no município em 2011, com intuito de estimular o setor madeireiro, tanto no valor da madeira quanto na qualidade dos produtos. O IDAM presta toda assistência técnica necessária na comercialização da matéria-prima, orientando os extrativistas o preço ideal da madeira comercializada na região e também para outros municípios. Com a assistência do IDAM o município já possui 55 planos de manejo elaborados. 
FONTE: Rural Centro