Lideranças indígenas realizam protesto em Maués

Casai Maués. Foto: Blog do Aldemir Bentes
Lideranças indígenas da etnia Sateré-Mawé realizaram uma manifestação na cidade de Maués para denunciar as péssimas condições do atendimento à saúde tanto na sede do município como nas comunidades.
Líderes de várias aldeias se concentraram na Casa de Saúde Indígena de Maués (Casai) nesta quinta-feira (6). “Não podemos ficar de braços cruzados nesta situação. Não temos remédios, nem transporte, nem médico, falta respeito com nossos irmãos. Agora vamos à guerra!”, disse o coordenador geral dos tuxauas Sateré, Francisco de Assis Alencar.
A manifestação dos indígenas foi pacífica. Eles foram recebidos no interior da Casai, onde apresentaram as reclamações ao gestor do local, Paulo Darque Viana Dinelli, que prometeu providências.
No domingo (3), lideranças visitaram o Casai de Maués na companhia do presidente da Comissão de Assuntos Indígenas da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE/AM), deputado estadual Sidney Leite (DEM).
Na ocasião, Dinelli classificou a visita como ‘invasão’ e levou o caso à delegacia de Maués, onde foi lavrado um Boletim de Ocorrência (BO). O fato causou revolta entre os Sateré.
Aproximadamente cinco mil índios Sateré-Mawé vivem na circunscrição do município de Maués. A estrutura de atendimento à saúde dispõe de apenas três polos, sendo que não há transporte disponível para locomoção de doentes, nem remédios em quantidade suficientes para suprir a demanda, o que obriga os indígenas a enfrentar uma longa viagem até a sede do município em busca de assistência.
Fonte: Em Tempo