15º FICA seleciona documentário feito no Projeto Rondon em Boa Vista do Ramos


O documentário “BOIÚNA”, dirigido pelo acadêmico Maurélio Toscano, do curso de Comunicação Social - Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (UEG), foi selecionado para uma mostra competitiva internacional de cinema ambiental. O vídeo foi produzido dentro de uma oficina ministrada no município de Boa Vista do Ramos (AM), durante a Operação Peixe-Boi (julho de 2011). Lançado em dezembro do ano passado, em um cinema no shopping de Goiânia, recebeu o prêmio de 2º lugar na 4ª Mostra Audiovisual UEG e concorre agora ao prêmio de melhor produção goiana no FICA.

A 15ª edição do FICA – Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental da Cidade de Goiás acontece de 2 a 7 de julho. Participam filmes brasileiros e de outros dez países. Durante o festival, a Cidade de Goiás (Patrimônio Histórico da Humanidade) recebe milhares de visitantes. Se for uma das produções vencedoras, o documentário circulará por diferentes capitais brasileiras e cidades goianas, através do projeto FICA Itinerante, que exibe os premiados em cada edição a outras platéias no Brasil.

O foco da oficina ministrada por Maurélio Toscano no Projeto Rondon foi a realização de um documentário de 13 minutos, que contasse um pouco da história de constituição do município de Boa Vista do Ramos, destacando seus aspectos culturais – notadamente, as lendas que habitam o imaginário coletivo da localidade (como a Mariquinha, o Calças Molhadas e o Pretinho da Boiúna). Desta forma, chegou-se ao título do filme: “Boiúna” (que significa Cobra Grande, mito amazonense encontrado em toda a região da selva). Boiúna era o nome pelo qual Boa Vista do Ramos era conhecida antes de ser emancipada de Maués, há mais ou menos 30 anos atrás. Muitos dos antigos ainda costumam chamar o lugar por esse nome, e é famoso o dito popular de que quem bebe da água da Boiúna sempre volta”. Foram entrevistados mais de uma dezena de moradores, dentre eles, o jovem Alan Henrique Teixeira, que havia sido contatado na viagem precursora e foi o grande responsável pela pesquisa de campo, além de ter gravado boa parte das cenas que integram o documentário.

Saiba mais sobre os filmes selecionados para o 15º FICA.


3. BOIÚNA (Boiúna, BRA-GO, 2012).

Direção: Maurélio Toscano. 13m. Documentário. Inscrição: 398.

Boiúna, o “olho d’água” mágico. Uma nascente situada em matas próximas às margens do Rio Paraná do Ramos, no município de Boa Vista do Ramos (AM), não é apenas fonte de água, mas também de lendas e mitos locais.

Fonte: Portal do Projeto Rondon