Projeto de prevenção a incêndios florestais vai vigiar municípios do Amazonas

O projeto é pioneiro na região Amazônica nos procedimentos e ações da Defesa Civil para o controle de desflorestamento por incêndio florestais.
portal de boa vista do ramos
José Melo esteve no lançamento do projeto. Foto: Jair Araújo
Manaus - Na manha desta sexta-feira 15, o governador em exercício José Melo, juntamente com o tenente-coronel Roberto Rocha, do Subcomando de Ações de Defesa Civil - Subcomandec, apresentaram o Projeto de Prevenção e Preparação a Emergências de Incêndios Florestais do sul do Amazonas.
O projeto é pioneiro na região Amazônica nos procedimentos e ações da Defesa Civil para o controle de desflorestamento por incêndio florestais, através do monitoramento ambiental e capacitação de brigadas de emergência das defesas civis municipais.
A ação atendera os municípios de Apuí, Boca do Acre, Lábrea, Novo Aripuanã, Canutama, Manicoré, Humaitá e Maués. Para José Melo, a reunião demonstra a preocupação do governo de trabalhar preventivamente os incêndios florestais.
"Essa reunião é o resultado que aconteceu no passado com a grande enchente, grandes secas e também com o avanço da fronteira agrícola em nossas florestas, sobretudo em relação ao sul do Amazonas. Todo esse acontecimento motivou grande desflorestamento e incêndios, então a partir daí nós resolvemos tomar providências", disse.
José Melo ressaltou ainda que a visita do governador Omar Aziz à presidência da republica e o apoio do Fundo Amazônia/BNDES serviram para destacar um volume de recursos substanciais para esse tipo de atividade, e que esse é um trabalho a quatro mãos, pois os municípios estão totalmente envolvidos com o projeto.
O projeto tem o apoio do Fundo Amazônia/BNDES e foi orçado em R$ 14.457.000,00 que serão aplicados em aquisição de equipamentos, modernização do processo, aquisição de instrumentos que previnem e que nos indicam incidência de chuva e de temperatura e para treinamento de 2.000 brigadista para os oito municípios.
O prefeito do município de Apuí, Admilson Nogueira, ressaltou o problema da cidade, e falou da importância da iniciativa do governo. "Apuí, por ser um assentamento, nós temos uma quantidade de produtores rurais de 3 mil propriedades rurais, e nós já tivemos problema anos anteriores referente a questão de incêndios florestais. Essa ação do governo servirá justamente para a prevenção e quando ocorrer, estaremos preparados para enfrentar o problema", afirmou.
Um dos principiais objetivos é estabelecer um conjunto de ações preventivas para o combate e extinção de incêndios florestais e controle dos efeito de estiagem severa em articulação com diversas instituições governamentais e integradas à comunidade organizada. Além disso, vai monitorar focos de calor por sensoriamento remoto a fim de estabelecer procedimentos de intervenção e identificação das áreas prioritárias.
Fonte: D24am