Campus Maués participa da soltura de filhotes de quelônios na área indígena Sateré - Mawé


Nos dias 27 a 02 de março, o Consórcio dos Produtores Sateré Mawé (CPSM), em parceria com o projeto Vintequilos, realizou a soltura de quelônios do programa Pé-de-Pincha da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em oito comunidades da Terra Indígena Andira-Marau, localizadas no rio Mararu e Urupadi, no município de Maués.
A soltura dos quelônios foi acompanhada pelo coordenador ambiental do projeto Vintequilos, César Pontes, o professor do Campus Maués (CMA/Ifam), Andson Brelaz de Oliveira, e de alunos do Curso Técnico em Recursos Pesqueiros do CMA.  A diretora do CMA, professora Leonor Toro, e docentes estiveram presentes na comunidade Menino Deus para acompanhar o último dia do evento.
Sobre programa Pé-de-Pincha
Desde 2011, o programa Pé-de-Pincha atua na Terra Indígena Andirá-Marau, no rio Marau e Urupadi. Este ano, foram soltos 1474 filhotes, um aumento considerável de 38% em relação aos dois últimos anos.
O resultado de 2013 foi possível devido à participação da conservação e manejo de quelônios do povo Sateré Mawé, que resultou na eclosão de 81% dos ovos. Dado que reforça a importância do manejo participativo por meio da pesquisa, da extensão, dos saberes tradicionais e do engajamento dos Saterés, o que  permitirá a continuidade de um dos hábitos alimentares mais tradicionais dos indígenas: o consumo de carne e ovos de quelônios.
Fonte: IFAM