Novos prefeitos encontram municípios abandonados no interior do Amazonas

Em algumas cidades, há contas saqueadas, salários atrasados e coleta de lixo está paralisada. Situação de abandono preocupa e novos gestores vão denunciar ao MP-AM.
O MP-AM espera que após o período de transição cresça o número de denúncias. Foto: Evandro Seixas / Arcervo DA


Manaus - Com a substituição de prefeitos em 43 municípios do interior Estado, a população e os novos chefes do Executivo enfrentam problemas que vão da paralisação de serviços, como coleta de lixo, não pagamento de salários até contas de prefeituras saqueadas.
O cenário de abandono preocupa tanto, que os prefeitos de São Sebastião do Uatumã, Tefé, Boa Vista do Ramos, Maués, Manacapuru e Tapauá já estudam denunciar irregularidades ao Ministério Público do Estado (MP-AM).
Boa Vista do Ramos é a cidade que enfrenta as maiores dificuldades. Após uma série de escândalos e substituições de prefeitos, Amintas Júnior Pinheiro (PMDB) assumiu a prefeitura sem saber quem era o prefeito no dia 31 de dezembro. Segundo ele, a prefeitura estava vazia. “A maior parte dos móveis, computadores, impressoras e outros aparelhos eletrônicos foram levados. A prefeitura foi saqueada, literalmente. Se apropriaram até de cadeiras... Os documentos sumiram. A conta da prefeitura está no zero. Não tem nada”, afirmou.
Amintas disse ainda que os servidores, aposentados e pensionistas da prefeitura estão sem receber seus salários e benefícios desde dezembro. Pinheiro prepara um relatório do que sobrou na prefeitura para apresentar denúncia ao MP.
O ex-prefeito de Boa Vista do Ramos Elmir Lima Mota (PSD) já é alvo de uma ação civil por improbidade administrativa e desvio de verba. Em outubro do ano passado, ele foi preso após assumir a prefeitura com um documento falso, mas foi liberado dias depois.
O prefeito de São Sebastião do Uatumã, Adalberto Leite (PSD), também enfrenta problemas  desde a sua posse. Segundo ele, faltam documentos, como recibos e contratos com a prefeitura. “Não ocorreu transição, então nós não temos nada. Estamos tentado que ele nos passe tudo”, explicou. Leite disse que está visitando todas as secretarias, obras e serviços para ter uma noção das pendências deixadas pelo seu antecessor. “Vamos fazer uma auditoria e tudo que estiver errado, eu vou denunciar”, afirmou.
Em Tefé, nenhum servidor da prefeitura recebeu o salário  de dezembro nem o 13º salário, segundo o prefeito Antenor Paz (PSD). Ele disse que a conta da prefeitura está em déficit e todos os documentos foram levados.
No município de Manacapuru, a coleta de lixo está paralisada há dois meses. O prefeito da cidade, Washington Régis (PMDB), disse que ainda está em fase de auditoria, mas  já adiantou que seu antecessor deixou apenas R$ 50 mil em caixa. “Isso é caso de polícia. Um assalto ao Poder Público”, completou.
Em Maués e Tapauá, os prefeitos, Padre Carlos Pinheiro (PT), e Almino Gonçalves (PSD), respectivamente, também estão fazendo o levantamento dos “prejuízos”, mas enfrentam a falta de documentos e falta de dinheiro em caixa.
Além de Boa Vista do Ramos, os ex-prefeitos de Manacapuru, Tefé e Maués já são alvos do MP por suspeitas de desvio de verbas públicas. Só em 2012 as administrações de oito municípios foram investigadas. Dois ex-prefeitos respondem por ações de improbidade administrativa.
Fonte: D24am