Mais três cidades do interior do Amazonas decretam emergência

Em Boa Vista do Ramos, o prefeito Aminta Lopes Pinheiro (PMDB) decretou situação de emergência na Secretaria Municipal de Orçamento e Finanças, pelo prazo de 90 dias.


Boa Vista do Ramos entra para a lista dos municípios em emergência. Foto: Reprodução Internet

Manaus - Mais três municípios publicaram, no Diário Oficial dos Municípios, dos dias 29 e 30 de janeiro, decretos de emergência. Com isso, o número sobe para 19 cidades nessa situação. Boa Vista do Ramos, Lábrea e Jutaí foram as últimas a entrarem nessa situação.
No município de Lábrea, o decreto de emergência, assinado pelo prefeito Evaldo de Souza Gomes (PMDB), atinge toda a administração municipal. Evaldo Gomes destaca problemas no setor de saúde, com a falta de medicamentos e problemas no hospital da cidade, além de atrasos nos salários dos servidores municipais, desabastecimento de alimentos e combustível, dívidas de previdência e problemas na malha viária da cidade.
Em Boa Vista do Ramos, o prefeito Aminta Lopes Pinheiro (PMDB) decretou situação de emergência na Secretaria Municipal de Orçamento e Finanças, pelo prazo de 90 dias, podendo ser prorrogado em até 180 dias. Entre as justificativas está a ausência de demonstrativos financeiros, contábeis e patrimoniais, além da necessidade de dar prosseguimento a serviços que já estavam sendo executados.
Em Jutaí, a prefeita Marlene Gonçalves Cardoso (PMDB) decidiu decretar a emergência nos setores de saúde, educação, coleta de lixo, iluminação pública e infraestrutura. No decreto, Marlene informa que o município se encontra em situação ‘caótica’, com escolas com problemas estruturais, coleta de lixo paralisada e Unidades Básicas de Saúde abandonadas.
No município de Tefé, onde na semana passada o prefeito Antenor Moreira Paz (PSD) já havia decretado emergência no setor da Saúde, esta semana, no Diário Oficial do dia 28, foi publicado, novo decreto, agora no setor de Educação.
Fonte: D24am