Archive Pages Design$type=blogging

destaque

Conheça a dieta amazônica


Com ingredientes bem brasileiros, geriatra garante que alimentação de população ribeirinha gera longevidade e saúde.

Portal de Boa Vista do Ramos
Guaraná pode ser encontrado facilmente em pó.
Tucumã, pupunha, cubíu, jaraqui. Os nomes são estranhos e pouco conhecidos da maioria dos brasileiros, mas esses são ingredientes essenciais da dieta amazônica, elencada pelo geriatra amazonense Euler Ribeiro, com base em dois anos de pesquisa com uma comunidade ribeirinha.

Em conjunto com a geneticista gaúcha Ivana Cruz, Euler estudou a população de Maués, município a 260km de Manaus em que a população com 80 anos ou mais é de 1%, índice acima da média nacional, de 0,5%, de acordo com o IBGE.
“Queríamos identificar quais os fatores que levam à longevidade nessa região”, conta o médico. “A dieta guarda elementos que agem na saúde e na expectativa de vida, tão bons quanto aqueles encontrados na dieta do mediterrâneo”, reforça Ivana.
Frutas regionais, peixes de rio e derivados da mandioca formam o tripé essencial desse modelo alimentar. Diariamente, o “homem da floresta”, como os médicos apelidaram essa população, come castanhas, pupunha, tucumã (por fora ele é semelhante a um coco e por dentro parece um mamão), guaraná, açaí e cubiu (fruto da família do tomate). Esses alimentos ajudam a proteger o sistema imunológico, evitam a concentração de açúcar no sangue (ajudando a combater o diabetes ) e dão energia.
“O açaí é energético por excelência e é rico em magnésio, o guaraná, tomado em jejum todos os dias, aumenta a contração da força muscular, ajuda a manter a memória porque é vaso dilatador cerebral e é anticarcinogênico”, explica o geriatra.
Os peixes mais consumidos, como o jaraqui, por exemplo, são muito ricos em ômega3, 6 e 9 e podem ser facilmente comparados com o salmão. Além disso, a substituição do trigo pelos derivados da mandioca traz vantagens.
“A mandioca contém vitaminas do complexo B em grande quantidade, fibras solúveis e proteínas, além de não conter glúten”, destaca Euler.
O que não é consumido também faz diferença no quesito longevidade. Sal, por exemplo, não entra no cardápio, assim como frituras.
“Tudo é temperado, mas com cebola, alho cheiro verde e outras ervas, e não com sal. Os peixes são assados”, exemplifica Ivana.
“Nós seguimos as dietas das francesas, dos norte-americanos, mas podemos estar frente a uma dieta que seja mais próxima da nossa realidade”, acredita ela.
Outros dois fatores têm papel importante na longevidade de Maués: a atividade física e o descanso. A população ribeirinha é muito ativa e não deixa de dormir 8 horas por dia. De acordo com os especialistas, é a soma de todos esses fatores que garante uma menor incidência de doenças graves como a hipertensão , o diabetes e os incidentes cardiovasculares, garantindo saúde e impactando diretamente na qualidade de vida.
Fonte: IG Saúde

Nome

acidente agricultura água animal bovinos câmara católico cheia cidadania comunicação concurso contas cooperativa corrupção cultura curso dança denúncia deputado destaque drogas economia educação eleições emprego enche enchente enchete encontro energia entretenimento esporte festa folclore futebol governador idam indígena infra estrutura internet justiça literatura luta maués meio ambiente moda morte municípios música padre padroeira pagamento parintins pescadores politica política porto prefeito prefeitura prisão processo seletivo professor projeto rondon psc reclamação recursos religião ronilson de souza rural saae saneamento básico saúde segurança senador tce telefonia trabalhador tráfico transporte uea veículo verbas vereador vestibular vivo
false
ltr
item
Portal de Boa Vista do Ramos: Conheça a dieta amazônica
Conheça a dieta amazônica
http://3.bp.blogspot.com/-9O0eD7gCMF8/TuwZGZ2EM3I/AAAAAAAAA2g/DyzK6oONcoc/s400/a_embrapa_guarana_18576.jpg
http://3.bp.blogspot.com/-9O0eD7gCMF8/TuwZGZ2EM3I/AAAAAAAAA2g/DyzK6oONcoc/s72-c/a_embrapa_guarana_18576.jpg
Portal de Boa Vista do Ramos
http://www.portalbvr.com.br/2013/01/conheca-dieta-amazonica.html
http://www.portalbvr.com.br/
http://www.portalbvr.com.br/
http://www.portalbvr.com.br/2013/01/conheca-dieta-amazonica.html
true
3426349743776412851
UTF-8
Not found any posts Leia mais Reply Cancel reply Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDAMOS PARA VOCÊ Tag ARCHIVE Busca Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago