Eleições municipais geram 579 processos em todo o Estado

Informações estão disponíveis no site do Tribunal Regional Eleitoral.

Manaus - As eleições municipais deste ano geraram 579 processos no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), segundo informações do site do órgão. Manaus concentra o maior número com 177 processos. No interior do Estado, Maués e Jutaí são os municípios que mais concentram representações relativas à eleição deste ano.
Na capital, 54 processos foram de recursos eleitorais, quando os candidatos recorrem de uma ação julgada pelo juiz das zonas eleitorais. Outros 36 processos julgados pela Corte foram administrativos. O tribunal recebeu ainda 13 ações cautelares.
O vereador reeleito de Manaus Arlindo Júnior (PPL) teve quatro processos que tramitaram na 62ª Zona Eleitoral. Tratam-se de representações feitas pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) relativas à propaganda eleitoral irregular. Ao total, o vereador reeleito foi multado em R$ 25 mil, mas atualmente, recorre das condenações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Outro exemplo de processos analisados pelo TRE é a negação de recurso de candidatura de Waldenira de Freitas Reis (PP), que tentava concorrer ao cargo de vereadora, mas teve o pedido de registro negado a pedido do MPE.
Em 14 de setembro o pleno decidiu pelo não provimento, negando definitivamente a candidatura na esfera do TRE.
Nos 61 municípios do interior, foram instaurados 402 processos. Em Maués, foram 39 processos, sendo um administrativo e 38 recursos eleitorais. Entre os recursos analisados pela Corte, está um interposto pela coligação ‘Muda Maués’, do candidato a prefeito Júnior Leite (PDT), que pedia o indeferimento da candidatura de Padre Carlos (PT). O TRE manteve o registro de candidatura do petista, que foi eleito novo prefeito da cidade.
Em sete cidades, foi instaurado apenas um processo: Boa Vista do Ramos, Iranduba, Japurá, Juruá, Nova Olinda do Norte, Santo Antônio do Içá e São Sebastião do Uatumã.

Anterior
O número de processos relacionados às eleições de 2008 em todo o Amazonas é superior aos abertos nas eleições municipais deste ano. Ingressaram no TRE 1.649 processos relativos à eleição ocorrida há quatro anos.
Novamente Manaus concentrou o maior número de ações com 1.376 processos. Parte das ações foi instaurada após a realização do pleito, com algumas sendo abertas até em 2010.

Em 2008, o município de Autazes, com 30 processos, teve o maior número de ações, seguido de Coari, que contabilizou 24 processos. Assim como ocorreu na capital, muitos processos instaurados no interior do Estado foram abertos após a realização da eleição.
Fonte: D24am