Anatel confirma que qualidade dos serviços de telefonia ainda é ruim

Senador Eduardo Braga
Foto: Vagner Carvalho

Apesar dos investimentos feitos pelas empresas de telefonia celular, os serviços prestados ao consumidor ainda estão aquém do esperado. Essa foi a conclusão apresentada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) após monitoramento e fiscalização do setor nos últimos três meses. O órgão prestou contas desse trabalho em audiência pública realizada nesta quarta-feira (12) pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado.
Participante da sessão, o presidente executivo do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil), Eduardo Levy, disse que as quatro maiores operadoras estão investindo neste ano 15% a mais do que foi investido em 2011, totalizando R$ 22 bilhões em 2012.
“Chegamos a investir cerca de R$ 63 milhões por dia. É difícil encontrar outro setor que faça esse volume de investimento”, disse.
Mesmo com esse volume de investimentos, o presidente da Anatel, João Batista de Rezende, disse que, apesar de uma “pequena melhora” registrada nos últimos meses, o serviço prestado está abaixo do esperado. Segundo ele, um problema recorrente é o congestionamento na rede de dados e de voz. 
“Em relação à rede de voz, o desempenho está 4% abaixo da eficiência exigida pela Anatel. E temos dados indicando que de 140 mil aparelhos, metade acessa a internet e essa é uma demanda crescente que, dificilmente, será atendida com qualidade necessária”, informou Rezende.
Presidente da CCT e autor do requerimento solicitando a audiência pública, o senador Eduardo Braga (PMDB/AM), enfatizou que a realidade tem mostrado que as melhorias anunciadas pelas empresas ainda não são sentidas pelos usuários. 
“A Anatel confirma que houve aumento dos investimentos, mas efetivamente ainda temos muitas dificuldades”, pontuou.
Braga disse que a aprovação do relatório da Lei Geral de Antenas, de sua autoria, vai ser um importante instrumento para garantir a qualidade dos serviços prestadores pelas empresas de telefonia. 
“Queremos aprovar a lei para que entre 2014 e 2016 possamos alcançar uma plataforma tecnológica com boa qualidade dos serviços”, informou, se referindo aos dois grandes eventos que o Brasil irá sediar – Copa do Mundo e Olimpíadas – nas duas datas e que necessitarão de serviços de telefonia móvel e de banda larga de excelência.
O relatório da Lei de Antenas será apresentado amanhã (13) em quatro comissões do Senado e poderá ser votado, em caráter terminativo pela CCT, até a semana que vem.
Assessoria de Imprensa