Archive Pages Design$type=blogging

destaque

Munic 2011: Boa Vista do Ramos compõe a lista dos nove municípios atualmente em dia com o controle de riscos

Das 62 cidades do Estado do Amazonas, apenas nove já elaboraram o documento, segundo o IBGE.
Efeitos da cheia próximo ao porto em construção, 2012
Foto: Portal BVR

Manaus - Dados da Pesquisa de Informações Básicas Municipais - Perfil dos Municípios (Munic) realizada, em 2011, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), revelam que dos 62 municípios do Amazonas, apenas nove (14%) possuem planos municipais de redução de riscos. A capital Manaus é das cidade que não conta com o documento, segundo o IBGE.

Apesar do baixo índice, 33 (53%) municípios assumiram ter realizado ações isoladas de intervenção, no período.

Para o chefe de disseminação do IBGE, Adjalma Jaques, levando em consideração as peculiaridades ambientais do Estado, ainda são pequenos os esforços para o desenvolvimento de estratégias, no Amazonas.
“Considerando as cheias e vazantes no Estado, a quantidade de municípios que possuem planos para o enfrentamento de riscos é muito pequena. Ainda mais quando 33 municípios informaram ter realizado programas ou ações de caráter preventivo”, ressaltou.
Nos últimos três anos, Manaus passou por cinco fenômenos extremos da natureza que, de acordo com especialistas, podem ser mais frequentes nos próximos anos. Foram duas enchentes recordes, a maior vazante do Rio Negro e a maior temperatura já registrada, além da menor umidade relativa do ar.
Com a cheia histórica deste ano, 500 mil usuários do transporte coletivo foram prejudicados, na capital, com a interdição do Terminal da Matriz e pelo menos 18 bairros foram afetados.
Responsável pelo mapeamento dos riscos ambientais, geológico-geotécnicos e construtivos, o plano de redução de riscos, segundo o IBGE, encontra-se em fase de elaboração em outros 15 (24%) municípios amazonenses.
Os municípios de Amaturá, Benjamim Constant, Boa Vista do Ramos, Borba, Caapiranga, Jutaí, Nhamundá, São Paulo de Olivença e Tonantins compõem a lista dos nove municípios atualmente em dia com o controle de riscos.
Já Atalaia do Norte, Careiro, Careiro da Várzea, Coari, Codajás, Juruá, Manacapuru, Manaquiri, Manicoré, Parintins, Pauini, Presidente Figueiredo, Santa Izabel do Rio Negro, Uarini e Urucará estão entre os que desenvolvem atualmente as estratégias.
Dos Estados da Região Norte, o Amazonas e o Pará aparecem empatados com a maior quantidade de municípios com o plano já consolidado. No Pará, 13 (9%) municípios estão em fase de elaboração do documento. No Norte, dos 449 municípios totais, 24 (5%) já possuem o plano e 37 (8%) o estão desenvolvendo.
Em contrapartida ao descaso com a elaboração de metas e ações para a prevenção e controle desses riscos ambientais, 53% dos 62 municípios amazonenses precisaram realizar ações isoladas de prevenção de deslizamentos e recuperação ambiental em 2010 e 2011.
Entre as ações mais executadas estão a drenagem urbana citada por 16 municípios; obras de contenção, proteção, drenagem superficial ou profunda e remoção de moradias (15); treinamento de equipes municipais (15); redes e galerias de águas pluviais (13); construção de muro de proteção e dique (10).
Em menor número estão programas de drenagem
e desassoreamento (7); plano de redução de riscos (4); recuperação de várzeas (3) e renaturalização de rios e córregos (3).

O Amazonas foi o Estado da Região Norte com o maior número de ações isoladas de gerenciamento de riscos, seguido pelo Pará com 30 casos.
Na região, 97 medidas foram desempenhadas, sendo 60 drenagens, 43 redes e galerias de águas pluviais, 37 obras de contenção, proteção, drenagem superficial ou profunda e remoção de moradias, 35 treinamento de equipes municipais e 21 construções de muros de proteção e diques.
Esta é a primeira vez que a Munic investiga a existência de plano municipal de redução de riscos e a existência de programas ou ações de gerenciamento de riscos de deslizamento e recuperação ambiental de caráter preventivo.
Com informações de D24am
Nome

acidente agricultura água animal bovinos câmara católico cheia cidadania comunicação concurso contas cooperativa corrupção cultura curso dança denúncia deputado destaque drogas economia educação eleições emprego enche enchente enchete encontro energia entretenimento esporte festa folclore futebol governador idam indígena infra estrutura internet justiça literatura luta maués meio ambiente moda morte municípios música padre padroeira pagamento parintins pescadores politica política porto prefeito prefeitura prisão processo seletivo professor projeto rondon psc reclamação recursos religião ronilson de souza rural saae saneamento básico saúde segurança senador tce telefonia trabalhador tráfico transporte uea veículo verbas vereador vestibular vivo
false
ltr
item
Portal de Boa Vista do Ramos: Munic 2011: Boa Vista do Ramos compõe a lista dos nove municípios atualmente em dia com o controle de riscos
Munic 2011: Boa Vista do Ramos compõe a lista dos nove municípios atualmente em dia com o controle de riscos
http://1.bp.blogspot.com/--h6dwWO1VFE/UKMBlJVm13I/AAAAAAAACzI/9QCSSYiukew/s640/cheia+boa+vista+do+ramos+portalbvr.jpg
http://1.bp.blogspot.com/--h6dwWO1VFE/UKMBlJVm13I/AAAAAAAACzI/9QCSSYiukew/s72-c/cheia+boa+vista+do+ramos+portalbvr.jpg
Portal de Boa Vista do Ramos
http://www.portalbvr.com.br/2012/11/munic-2011-boa-vista-do-ramos-compoe.html
http://www.portalbvr.com.br/
http://www.portalbvr.com.br/
http://www.portalbvr.com.br/2012/11/munic-2011-boa-vista-do-ramos-compoe.html
true
3426349743776412851
UTF-8
Not found any posts Leia mais Reply Cancel reply Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDAMOS PARA VOCÊ Tag ARCHIVE Busca Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago