Próximo ano será marco energético para o Amazonas, diz Eduardo Braga


"O ano de 2013 será um marco para a questão energética no Estado do Amazonas. Estamos dando, hoje, um passo gigantesco em direção a um novo momento estruturante que prepara, definitivamente, o Amazonas para o futuro". A afirmação é do senador Eduardo Braga (PMDB/AM), que participou hoje (15/10), da cerimônia de assinatura do contrato para a construção da primeira usina de gás natural com ciclo combinado em Manaus.
Durante o evento, que contou com a participação do ministro das Minas e Energia, Edson Lobão, do governador Omar Aziz, e da presidente da Petrobras, Graça Foster, entre outras autoridades, foram anunciados investimentos do Governo Federal da ordem de R$ 8 bilhões até 2014.
Na avaliação do senador Eduardo Braga, o projeto energético para o Amazonas tira o Estado do século 19 para, de uma vez por todas, entrar no século 21. "Isso significa que estaremos preparados para receber mais indústrias, com mais investimentos do setor privado e mais geração de emprego e renda. Isso é preparar o Amazonas para o futuro", disse Eduardo Braga.
O governador Omar Aziz lembrou que, em 1998, Manaus sofreu um "apagão geral" que prejudicou a indústria local e, consequentemente, a economia do Estado. "Isso aconteceu porque até 2002 não havia nenhum projeto, ou mesmo um estudo, para resolver o problema do fornecimento de energia elétrica em Manaus. A partir de 2002, com a eleição de Lula para presidente e do Eduardo (Braga) para o Governo do Amazonas, e eu como vice de Eduardo, a situação começou a mudar. Então se engana quem pensa que isso tudo aconteceu agora, de uma hora para outra. Isso foi sendo construído ao longo dos últimos dez anos, com muito trabalho e muito esforço de nossa parte", destacou Omar Aziz.
Durante o evento, foi apresentado um vídeo mostrando de forma didática como ficará o sistema energético do Amazonas, inclusive com o anel de transmissão em alta e distribuição de energia em Manaus.
O presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto, ressaltou que o sistema que está sendo implantado em Manaus foi desenhado por Eduardo Braga quando ele ainda era governador do Amazonas. "Lembro que assim que assumi a presidência da Eletrobras recebi o então governador Eduardo Braga em meu gabinete e ele, como bom engenheiro elétrico que é, desenhou o sistema que hoje estamos implantando no Amazonas", recordou.
PETROBRAS
O senador Eduardo Braga fez questão de destacar, em seu discurso, duas ações da Petrobras que, de acordo com a sua avaliação, vão beneficiar muito a economia do Amazonas.
A primeira ação é o investimento que a empresa estatal fará na refinaria Issac Sabbá, ou Refinaria de Manaus (REMAN). "Temos que ter a consciência que esses investimentos são importantíssimos para o desenvolvimento do Estado. Foi um compromisso firmado pela presidenta Dilma Rousseff e que hoje a presidenta da Petrobras, Graça Foster, vem cumprir aqui em Manaus", disse o senador.
A segunda ação destacada por Eduardo Braga é a decisão da Petrobras de investir na pesquisa e produção de petróleo e gás natural no Amazonas. "Esse é um importante passo para a criação de um novo polo industrial no Estado, que é o polo petroquímico e de transformação", afirmou.
Assessoria de Imprensa