PF vai deter pessoas que transportem dinheiro em espécie até as eleições

Valores considerados incomuns, segundo Sérgio Fontes, podem ser usados para compra de votos.


Manaus - O superintendente da Polícia Federal no Amazonas, Sérgio Fontes, disse, na quarta-feira (4), que quem for pego com quantia incomum de dinheiro em espécie, de hoje até o dia das eleições municipais, será detido e prestará esclarecimentos à Justiça Eleitoral. Segundo ele, o policiamento nos principais pontos de saída de Manaus – portos, aeroportos e também aeroclube – foi intensificado desde o início da semana até domingo, para coibir o transporte de valores e bens destinados à compra de votos.
“Não tem justificativa para transportar grandes quantias de dinheiro nesse período. Uma pessoa que vai para uma comunidade ribeirinha, por exemplo, com R$ 5 mil é suspeita”, afirmou. Segundo Fontes, o transporte de grande quantia de dinheiro no período eleitoral normalmente está ligado à captação ilícita de votos.
A PF também vai atuar em pelo menos 15 municípios do interior do Estado, onde há risco à segurança de juízes e promotores eleitorais, segundo Fontes. Entre eles Autazes, Maués, Tabatinga, Urucurituba, Presidente Figueiredo, Coari, Parintins e São Gabriel da Cachoeira. Os locais foram definidos pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e estão entre os maiores colégios eleitorais ou apresentaram indícios de possíveis confrontos, como Coari e Maués.
Fontes informou, ainda, que a PF também vai estar atenta ao transporte irregular de eleitores de um município para outro. De acordo com ele, é um forte indício de que o eleitorado real do local está sendo afetado. Nesse caso as pessoas também terão que apresentar justificativa à Justiça Eleitoral.
Nas eleições, todo o efetivo da PF estará empenhado, sendo 150 agentes na capital e 70 no interior. Ações de investigação e fiscalização já estão em andamento em todos os municípios em que a PF vai atuar.
Ocorrência
Em uma operação de fiscalização da Polícia Federal, o candidato a vereador de Barcelos Francisco Siqueira, o ‘Chiquinho Moura’, foi detido na noite de terça-feira no Porto da Ceasa, quando tentava retornar ao município com R$ 27 mil em espécie, segundo Fontes. Moura foi ouvido e liberado em seguida. O dinheiro foi apreendido e um relatório será encaminhado à Justiça Eleitoral. “Isso será investigado, se o dinheiro não for irregular, será devolvido a ele. O mesmo procedimento será adotado com todos nessa mesma situação”, disse Fontes.
Fonte: D24am