Maués recebe curso sobre a cultura do guaraná

Com o objetivo de aumentar a produção de guaraná, que hoje é de 371 toneladas, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), realizará, no período de 15 a 17 de outubro, no município de Maués, o Curso sobre a Cultura do Guaraná, destinado a agricultores que já trabalham e, também, aos que têm interesse em investir na atividade. Maués é conhecida como o maior polo produtor de guaraná do Estado, possuindo um total de 2.700 produtores e aproximadamente 4.700 hectares de área plantada. 


A capacitação será ministrada pelo chefe da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/Maués), José Ribamar Cavalcante, que envolverá os agricultores em todo o processo da cultura, com aulas teóricas e práticas que envolvem toda a cadeia produtiva do guaraná.

Os agricultores serão orientados no preparo do solo e das covas, plantio, sombreamento, tratos culturais (coroamento, roçagem, cobertura morta, poda), adubação, controle de pragas, colheita e comercialização, entre outras práticas, que visam melhorar a vida dos produtores rurais.

“A capacitação vai ajudar bastante os agricultores da região, uma vez que as práticas repassadas são de grande importância para uma produção de qualidade do fruto”, disse o gerente da Unidade Local do Idam, Ademir Viana Bentes.

Participarão do curso agricultores familiares das comunidades Menino Deus, Monte Horebe, São José e Santa Clara. Todos eles já estão, inclusive, sendo financiados com crédito especial do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que será utilizado no plantio de guaranazais.

Fonte: Correio da Amazônia