Governo do Estado lança campanha Outubro Rosa no Amazonas



O Governo do Amazonas realizou nesta segunda-feira, dia 1º de outubro, o lançamento oficial da campanha Outubro Rosa no Amazonas, que, além da capital, irá ter atividades em 21 municípios do interior: Carauari, Japurá, Fonte Boa, Novo Airão, Itamarati, Humaitá, Tefé, Borba, Novo Aripuanã, Amaturá, Manacapuru, Manicoré, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Iranduba, Silves, Itacoatiara, Parintins, Guajará, Boa Vista do Ramos e São Gabriel da Cachoeira. 


O lançamento oficial da campanha, que se caracteriza pela iluminação de prédios e monumentos públicos com a cor rosa, simbolizando a conscientização das mulheres, foi realizada às 19h30, na cabeceira da Ponte Rio Negro e teve a participação da presidente de honra do Fundo de Promoção Social (FPS) e primeira-dama do Estado, Nejmi Aziz, que destacou que a cor rosa é um clamor para que as mulheres se cuidem.



“A luz rosa iluminando nossos prédios públicos, monumentos e, agora a Ponte Rio Negro, é um alerta às mulheres para que façam seus exames preventivos de câncer de mama e colo uterino, mas também é uma convocação para que todas as famílias ajudem a divulgar e combatam o câncer com informação preventiva, que é fundamental para ajudar a salvar vidas”, destacou Nejmi Aziz.



Por determinação do governador Omar Aziz, a FCecon deve inaugurar na sede do órgão, em março de 2013, a Casamata, espaço que está sendo construído para abrigar o novo acelerador linear adquirido pelo Estado, que somam investimentos de R$ 3,5 milhões. O equipamento vai elevar em 100% a oferta de radioterapia na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), ampliando o tratamento de tumores com mais precisão e evitando que tecidos saudáveis próximo à região do tumor sejam atingidos. A obra da Casamata iniciou em agosto deste ano.



Para a primeira-dama, Nejmi Aziz, a compra do equipamento demonstra a preocupação do Estado com os pacientes. Ela assegurou que a FCecon está entre as prioridades da atual administração e lembrou que o Governo do Estado já adquiriu 11 mamógrafos que serão destinados aos municípios do interior, corroborando que a intenção é equipar todos as cidades do Estado com um aparelho desse tipo para garantir atendimento, inclusive, à população ribeirinha.



“O Governo do Estado está fazendo sua parte investindo em ações de combate, com a proposta de instalar mamógrafos em todos os municípios do Amazonas, assim como o funcionamento do acelerador linear na capital e a UTI Infantil na Fundação Cecon, além da UTI para adultos que ampliou seus leitos", explicou a primeira-dama. Ela informou, ainda, que, a partir de março, Parintins e Itacoatiara já estarão com os mamógrafos em funcionamento.



Participaram também da cerimônia, o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, e o diretor-presidente da FCecon, Edson Andrade, além de representantes de ONGs que atuam com prevenção ao câncer, entre elas a Liga Amazonense contra o Câncer (Lacc) e o Grupo de Apoio às Mulheres Mastectomizadas da Amazônia (Gamma).



Conscientização – Durante todos os dias de outubro, a Ponte Rio Negro será iluminada à noite com a cor rosa para lembrar às mulheres da importância dos exames. Segundo o diretor-presidente da FCecon, Edson Andrade, a campanha é fundamental para a conscientização, que, na sua avaliação, é um dos principais elementos que contribuem no sucesso do tratamento do câncer.



“Essa manifestação é uma chamada para as mulheres despertarem, pois não adianta o Governo oferecer o serviço e disponibilizar o aparelho se as mulheres não comparecerem. A partir de 40 anos, toda mulher tem de fazer uma mamografia, pois as chances de cura são maiores se a doença for detectada imediatamente”, frisou.



Os demais prédios e monumentos públicos de Manaus que foram iluminados de rosa são Sede do Governo do Amazonas, Teatro Amazonas, FCecon, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Secretaria de Estado de Saúde, Instituto da Mulher Dona Lindú, Câmara Municipal de Manaus e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Esses locais permanecerão iluminados com a cor da campanha durante três dias.



Histórico – O movimento Outubro Rosa iniciou em 1997, nas cidades de Yuba e Lodi, na Califórnia (Estados Unidos), sob a coordenação de ONGs. No Amazonas, o movimento no Amazonas é coordenado pelo Departamento de Prevenção e Controle do Câncer da FCecon e se diferencia da campanha mundial, segundo o diretor-presidente da fundação, Edson Andrade, por ampliar a campanha de conscientização. “Essa campanha é internacional e inicialmente focada no câncer de mama, que é o que mais mata no mundo inteiro. Aqui, no Amazonas, nós incluímos a conscientização do câncer de útero também”, explicou.



Edson Andrade disse que o tratamento no Amazonas tem boa qualidade e que irá melhorar ainda mais. “A politica do governador Omar Aziz de colocar mais mamógrafos à disposição da população vai, com certeza, aumentar as chance de cura”, destacou.


Mundialmente, a campanha já iluminou a Torre de Pisa, na Itália; o Arco do Triunfo, em Paris; a Casa Branca, em Washington; e as Pirâmides, no Egito. No Brasil, país que aderiu fortemente à campanha, já foram iluminados o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro; o Teatro Amazonas, em Manaus; a Pinacoteca, em São Paulo; a Ópera de Arame, no Paraná; e o memorial Juscelino Kubitschek, em Brasília, entre outros.



Municípios que participam da campanha com iluminação de monumentos:

Carauari – Unidade de Saúde da Família Manoel Messias

Japurá – Secretaria e Prefeitura

Fonte Boa – Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, Correios, UBF e Assembléia de Deus

Novo Airão – Vão realizar palestra na UBF

Itamarati – Unidade de Saúde da Família Manoel Messias

Humaitá – Orla e Praça Benjamin Constant

Tefé – Praça Tulio Azevedo

Borba – Basílica Santuário de Santo Antônio

Novo Aripuanã – Escadaria da Cidade

Amaturá - o nome do município na Orla de Amaturá.

Manacapuru – Igreja Matriz Nossa Senhora Nossa Senhora de Nazaré

Manicoré – Secretaria Municipal de Saúde

Presidente Figueiredo - Monumento Galo da Serra–Rodoviária

Rio Preto da Eva – Cristo Redentor

Iranduba - Rodovia Carlos Braga

Silves - Cristo Redentor e UBS Zolima Garcia

Itacoatiara - Avenida Parque – Túnel

Parintins – Cadetral

Guajará - UBS- Sabino da Silva

Boa Vista do Ramos - Secretaria de Saúde



São Gabriel da Cachoeira - UBS- Da Praia, UBS-Dabarú, UBS- Do Areal, UBS – Do Centro e Sede Administrativa


Fonte: Amazonas Notícias