Dez candidatos no Amazonas tiveram votos para se eleger, mas têm pendências

Eles estão com candidaturas indeferidas e aguardam julgamento de recursos na Justiça Eleitoral.
Manaus - No Amazonas, nove candidatos que concorreram ao cargo de vereador e obtiveram votos suficientes para serem eleitos correm o risco de não assumir o cargo. Eles estão na lista do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de candidatos com votação anulada ou com registro indeferido. Na mesma situação encontra-se o prefeito eleito de Boca do Acre, Iran Lima (PSD), que está com a candidatura sub judice.
Em todo o Estado, 86 candidatos que concorreram ao pleito deste ano podem não ter os votos computados no resultado final das eleições caso a Justiça Eleitoral decida pelo indeferimento das candidaturas. Esses candidatos obtiveram 37,3 mil votos.
Segundo dados divulgados no site do TSE, 76 candidatos do Amazonas estão com o registro de candidatura pendente, seis tiveram os registros indeferidos, três renunciaram à candidatura e um está com o registro deferido, com recurso.
O prefeito eleito de Boca do Acre, município distante 1.028 quilômetros de Manaus, Iran Lima (PSD), que obteve 5.704 votos, está com o registro deferido, com recurso interposto pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).
O órgão pediu a impugnação sob argumento de que o prefeito eleito está inelegível por ter as contas de 2003, quando era prefeito da cidade, rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Em 24 de setembro, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) aprovou o registro de candidatura de Iran, mas, no dia 27 do mesmo mês, o MPE entrou com recurso e o processo foi encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, onde aguarda julgamento.
Terceiro candidato mais votado em Maués, município distante 257 quilômetros da capital, o vereador eleito com 523 votos Deny Dorzane (PMN) está com o registro de candidatura indeferido, com recurso. De acordo com o MPE, Deny está inelegível por irregularidades encontradas em sua prestação de contas de 2002, quando ele era presidente da Câmara Municipal de Maués. O TCE constatou que os salários dos vereadores ultrapassavam 30% do salário dos deputados estaduais, contrariando a legislação.
Em Parintins, a 368 quilômetros de Manaus, o vereador eleito com o terceiro maior número de votos (1.651) Edy Albuquerque (PSL) está sob risco de não assumir uma cadeira na Câmara Municipal por ter trocado de partido depois do prazo de um ano antes das eleições, de acordo com o MPE. Em 1º de outubro, o pleno do TRE rejeitou o registro de candidatura de Edy. No dia 6, o vereador eleito entrou com recurso e o processo foi encaminhado ao TSE.
Novo Airão, distante 115 quilômetros da capital, é o município com o maior número de candidatos com registros indeferidos, com 20 casos, sendo 18 que concorreram a vereador e dois a cargos majoritários (prefeito ou vice).
Em Manaus, 12 candidatos a vereador tiveram os votos anulados ou estão sub judice. Na capital, são nove candidaturas indeferidas com recursos, duas já confirmadas pelo TRE e uma renúncia.
O atual vereador Leonel Feitoza (PSD), que renunciou pouco antes da eleição, teve 13 votos registrados pelo TRE.
Em Uarini, Sebastião Guedes (PSL), que também renunciou à candidatura ao cargo de vereador, obteve 26 votos.
Fonte: D24am