PSD e PMDB são adversários na disputa por 23 prefeituras do Amazonas


Cenário de divisão de forças entre os partidos é apontado como prévia para as eleições de 2014.
Em 12 municípios, PDT, PSD e PMDB, enfrentam-se, cada um com um candidato cabeça de chapa
Manaus - Os dois principais partidos do Amazonas, o PSD do governador Omar Aziz e o PMDB do senador Eduardo Braga, que concentram juntos 56 das 61 prefeituras do interior, são adversários na disputa por 23 prefeituras neste ano. Em contrapartida, eles coligam em 27 cidades, sendo em 21 contra a base do PDT de Amazonino Mendes, entre eles Parintins, o maior colégio eleitoral do Estado, com 61.062 eleitores.
O PSD, que hoje tem prefeitos em 16 municípios, lançou candidatos em 37 cidades nas eleições deste ano. O PMDB, que tem hoje 40 prefeituras, o maior número, lançou 38 candidatos majoritários no Estado. O cenário de coligações e disputas pelas prefeituras do interior pode ser visto como prévia do que os eleitores podem esperar para as eleições de 2014.  
Em 11 municípios do interior, o PSD e o PDT caminham juntos na disputa pelo cargo majoritário contra a coligação do PMDB. Entre eles está Boca do Acre (16º colégio eleitoral com 18.822 eleitores), onde o PDT apoia candidato lançado pelo partido de Omar, e o PMDB lançou um adversário.
Os outros dez municípios apresentam pouca densidade eleitoral, mas juntos somam 88.548 possíveis votos. Um deles é Carauari (17.566), onde o PMDB, com o apoio do PSB, de Serafim Corrêa, briga contra o candidato do PDT, com o apoio do PSD.
PMDB e PSD coligam nos municípios de Coari e Lábrea, 3º e 12º municípios em número de eleitores. Em Coari, eles apoiam o candidato Adail Pinheiro (PRP), contra Raimundo Magalhães (PMN), da coligação formada pelo PDT de Amazonino Mendes, PSDB de Arthur Virgílio Neto, o PR de Henrique Oliveira e mais cinco partidos. Em Lábrea, eles enfrentam o candidato do PDT, Valdivindo Dias, que coligou com o PR e PTB.
Em 12 municípios, PDT, PSD e PMDB, enfrentam-se, cada um com um candidato cabeça de chapa. Quatro dessas cidades estão entre as dez com maior número de eleitores no Estado.
Em Tefé, por exemplo, 5ª maior com 35.786 eleitores, o PSD lançou Antenor Dias, em uma coligação com o PTN. O PMDB lançou Jucimar Veloso, o ‘Papi’, com o apoio de outros seis partidos com pouca representatividade. O PDT, que tem o maior arco de alianças do município, tem Wiseman Celani como candidato a prefeito. O partido conta com PR, PSB, PSDB, PHS, PV, PPS e mais quatro legendas.
Em Iranduba (26.917 eleitores), o candidato do PMDB é Hermes Maramaldo e tem apenas o PT como aliado. O PSD lançou Rose Souza, que coligou com PSDB, PSB e mais dois partidos.  ‘Chico Doido’ é o candidato do PDT, que se aliou a outros cinco partidos de pouca representação.
O PDT lançou candidatos em 17 municípios, seis têm significativo número de eleitores, como Lábrea, Fonte Boa e Eirunepé. Em16, alegenda conta com o apoio do PSDB, entre eles Tabatinga (26.910 eleitores) e Tefé (35.786 eleitores). Em cinco cidades, o partido também tem o apoio do PSB de Serafim, e em quatro conta com o PR de Henrique Oliveira na sua coligação.
A atuação de PSDB, PSB e PR no interior é tímida. Além dos municípios em que o partido coliga com o PDT, o PSDB lançou candidato majoritário em apenas quatro municípios do interior, dois deles com eleitorado razoável, como Eirunepé e São Gabriel da Cachoeira. Neste último, os ‘tucanos’ coligaram com o PR, que também o apoia em Eirunepé, junto com o PSB e o DEM.
O PR tem candidatos majoritários em apenas quatro municípios: Boca do Acre, Canutama, Novo Airão e Nhamundá. A legenda apoia o PDT e o PMDB na maioria das cidades, mas também aparece coligando PSDB, PSB e PSD, a quem apoia em pelo menos três municípios, entre eles Tabatinga.
O PSB de Serafim também tem candidatos em quatro municípios, entre eles Boa Vista do Ramos (9.752 eleitores), onde conta com o apoio do PR. No município, a legenda enfrenta candidatos do PSD, PMDB e PDT. A legenda também lançou candidatos em Presidente Figueiredo (18.230 eleitores) e Alvarães (8.957). O PSB, que na capital é oposição a Amazonino, aparece apoiando o PDT em pelo menos cinco cidades do interior.
Especialista
Segundo Ademir Ramos, coordenador do Núcleo de Cultura Política da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), não há dúvidas de que o cenário de alianças irá refletir nas eleições de 2014. Para ele, as coligações atuais revelam três situações. A primeira delas é uma possível disputa entre Braga e Omar.
“Omar sempre veio a reboque de alguém e ter um bom número no interior vai fortalecê-lo. Em 2014, ele (Omar) só vai poder ditar as regras se conquistar isso”, disse. A segunda é de que Amazonino está se preparando para as eleições de governador e a terceira é que PSDB e PSB também estão se firmando. “Essa eleição é uma ponte para 2014”, disse.    
Fonte: D24am