Maués e Itacoatiara recebem festivais no feriadão


Em Maués, a pedida é o Festival de Verão, entre os dias 6 e 9, enquanto Itacoatiara organiza a 28ª edição do Festival da Canção (Fecani), de 5 a 8.
Jorge Aragão é a grande atração do Festival de Verão de Maués
Manaus - Durante o ‘feriadão’ desta semana — Elevação do Amazonas à Categoria de Província (5) e Independência do Brasil (7) —, o interior amazonense terá boas opções de entretenimento. Em Maués, a pedida é o Festival de Verão, entre os dias 6 e 9, enquanto Itacoatiara organiza a 28ª edição do Festival da Canção (Fecani), de 5 a 8.
Esporte e música
De acordo com o secretário de Cultura de Maués, Xico Gruber, o Festival de Verão da cidade inicia, na verdade, no dia 5. “É quando temos desfiles de escolas públicas por conta da Semana da Pátria. A mobilização popular começa aí”, afirmou. “Nos dias seguintes, a Praia da Ponta da Maresia já recebe, desde manhã, bandas locais e regionais”, complementou.
Segundo ele, além de atividades culturais, o evento também organizará competições esportivas — torneios de futevôlei e de pipas são exemplos. “O Museu do Homem de Maués terá uma programação especial para quem visitar o município nesse período. Também daremos início à votação do concurso Garota Verão”, avisou o secretário.
No feriado de Independência, além de músicos nortistas, o Festival de Verão de Maués terá sua principal atração no palco: o cantor Jorge Aragão. “Ele entra à meia-noite. Temos uma política de eventos com a qual priorizamos atrações inéditas. Foi assim com Ivete Sangalo, por exemplo”, disse. “No caso do Jorge é até algo legal, pois as bandas que temos no festival são a maioria de rock. O povo é o responsável por trazê-lo, pois decidimos via voto popular”, complementou.
O encerramento é na manhã do dia 9. “Muita gente de Maués já está em polvorosa. Temos confirmadas cinco caravanas de Itacoatiara, três barcos de Parintins e cinco de Manaus. A expectativa é de que mais de 20 mil pessoas passem por aqui durante esses quatro dias de evento”, finalizou Xico.
Fecani
Em sua 28ª edição, o Festival da Canção de Itacoatiara (Fecani) terá 32 músicas concorrentes. Além da participação de cinco Estados brasileiros, o evento conta com a presença de duas composições colombianas. Entre as atrações confirmadas para os quatro dias de festa (5, 6, 7 e 8), estão Belo, Zezé Di Camargo & Luciano, Fagner e banda, Rabo de Vaca e Tom Cleber. A expectativa de público é de mais de 100 mil pessoas durante os dias do festival. Além dos shows, serão realizadas atividades esportivas e culturais pela cidade.
Fonte: D24am