Archive Pages Design$type=blogging

destaque

Cabo eleitoral de 81 anos do Município de Maués, é exemplo de cidadania

Ela percorre a pé ou de moto as ruas da cidade para conversar com eleitores, pedir votos, ouvir sugestões e reclamações.
A cabo eleitoral Maria Gracielle, de carona, e pronta para mais um dia de corpo a corpo na disputa por votos. Ela afirma que a política está no sangue da família(Álbum de família)
Acostumada a acordar junto com os primeiros raios do sol, a professora aposentada Maria Gracielle Leite, 81, tornou-se uma das mais destemidas cabos eleitorais no Município de Maués (a 267 quilômetros de Manaus). Os passos são lentos e a voz pausada, mas a determinação é grande e é nesse compasso que ela ‘invade’ ruas, becos, praças e as casas para fazer campanha eleitoral.
Conhecida na cidade como “vovó cabo eleitoral”, Maria Gracielle está entrando no segundo mês de campanha eleitoral. O neto, um dos quatro candidatos a prefeito de Maués, o vereador Júnior Leite (PDT), é a razão desse movimentação . Com disposição de dar inveja em muitos jovens, ela garante que está com a saúde em dia e que, passados os incômodos no tratamento de uma osteoporose, e um problema de coluna, se sente pronta para chegar aos cem anos.
Maria Gracielle é mãe do deputado estadual Sidney Leite (DEM), ex-prefeito de Maués por duas vezes, e já participa do processo político há mais de 40 anos. Como cabo eleitoral na campanha deste ano, a vovó faz questão de apresentar, a cada eleitor, as propostas de campanha do neto, ouvir os comentários e as sugestões da população, anota as reivindicações e as repassa ao candidato.
A militante tomou “gosto pela política” nos anos 70, quando o marido, Sérgio Mazine de Oliveira Leite, foi eleito vereador. Segundo ela, o interesse pela política faz parte da tradição da família Leite, citando o filho Sidney como um dos exemplos dessa paixão. 
“Fui tomando gosto pela política. Trabalhei na campanha do meu marido e do meu filho que já foi prefeito de Maués. Este ano estou apoiando o meu neto para prefeito. Eu visito as comunidades e participo das reuniões do comitê dando ideias para a campanha. A política faz parte da nossa história e está no sangue da família Leite”, afirmou, em tom orgulhoso, Maria Gracielle.
Descendente de italianos,  Gracielle atribui seu vigor à saúde e ao respeito a uma boa alimentação. Ela não dispensa peixe e o guaraná em pó. “Nasci  no Amazonas, sou descendente de italianos. Gosto de comer peixe, queijo, iogurte e tomo as minhas vitaminas. Minha saúde está ótima, graças a Deus. Minha mãe morreu aos 96 anos e os meus médicos apostam que vou passar dos cem anos”,  disse ela a A CRÍTICA, por telefone.
Prece e carinho
Desde os anos 70, Maria Gracielle milita na política, começou com o marido e, depois, nos apoios ao filho e ao neto
Para essa militante, a campanha eleitoral deste ano no município, está muito disputada e “cheia de perseguições políticas contra a sua  família”.
Devota de Nª Sª da Conceição, Maria Gracielle disse não faltar a missa aos domingos na igreja do Divino Espírito Santo e que em suas preces pede sempre sabedoria para vencer as injustiças. Também é uma das conselheiras do neto.
Ao visitar a família do aposentado João Adolfo da Silva, 82, Gracielle causou boa impressão: “Eu fico encantado com o trabalho que ela faz diariamente pelas ruas de Maués. Mostra que as pessoas com mais idade também são politizadas e podem participar efetivamente do processo político do município”, afirmou João Adolfo.
Fonte: Acrítica
Nome

acidente agricultura água animal bovinos câmara católico cheia cidadania comunicação concurso contas cooperativa corrupção cultura curso dança denúncia deputado destaque drogas economia educação eleições emprego enche enchente enchete encontro energia entretenimento esporte festa folclore futebol governador idam indígena infra estrutura internet justiça literatura luta maués meio ambiente moda morte municípios música padre padroeira pagamento parintins pescadores politica política porto prefeito prefeitura prisão processo seletivo professor projeto rondon psc reclamação recursos religião ronilson de souza rural saae saneamento básico saúde segurança senador tce telefonia trabalhador tráfico transporte uea veículo verbas vereador vestibular vivo
false
ltr
item
Portal de Boa Vista do Ramos: Cabo eleitoral de 81 anos do Município de Maués, é exemplo de cidadania
Cabo eleitoral de 81 anos do Município de Maués, é exemplo de cidadania
http://2.bp.blogspot.com/-O3mOnSFDHs0/UEKgSxE24CI/AAAAAAAABvo/maFNEHGIDSI/s400/eleitoral-Maria-Gracielle-disputa-politica_ACRIMA20120901_0008_15.gif
http://2.bp.blogspot.com/-O3mOnSFDHs0/UEKgSxE24CI/AAAAAAAABvo/maFNEHGIDSI/s72-c/eleitoral-Maria-Gracielle-disputa-politica_ACRIMA20120901_0008_15.gif
Portal de Boa Vista do Ramos
http://www.portalbvr.com.br/2012/09/cabo-eleitoral-de-81-anos-do-municipio.html
http://www.portalbvr.com.br/
http://www.portalbvr.com.br/
http://www.portalbvr.com.br/2012/09/cabo-eleitoral-de-81-anos-do-municipio.html
true
3426349743776412851
UTF-8
Not found any posts Leia mais Reply Cancel reply Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDAMOS PARA VOCÊ Tag ARCHIVE Busca Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago