Produtores independentes vão garantir fim do racionamento de energia elétrica no Interior, promete Amazonas Energia


Com a chegada do verão amazônico, aumenta o consumo de energia elétrica e o risco de apagões. Todos os anos, a história é a mesma. Os 61 municípios do Interior ficam sob a ameaça dos racionamentos, que prejudicam todos os segmentos produtivos em milhões de reais. Desde a indústria pesqueira, o comércio, a educação e a saúde. Este ano, para prevenir e evitar o racionamento de energia elétrica e os prejuízos para as populações ribeirinhas, a presidente Dilma Rousseff determinou à concessionária Eletrobras-Amazonas Energia uma operação de emergência.
De acordo com o líder do governo na Assembléia Legislativa (ALEAM), deputado estadual Sinésio Campos (PT), a presidente autorizou a contratação de produtores independentes de energia, por meio de termoelétricas, para reforçar a capacidade do parque produtor, principalmente no Interior do Estado, pois é compromisso da presidente solucionar definitivamente os problemas relacionados à energia elétrica no interior.
Foram contratadas quatro grandes empresas, com quadros de expertises na geração de energia com máquinas térmicas. São elas: Usinas Xavantes S.A, que fornecerá 20 grupos geradores com potência total de 29000 kW, aos municípios de Castanho, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Tabatinga; a Empresa Powertech Comercial Ltda., que fornecerá 924 kw, às comunidades de Camaruã, Ipiranga, Mastro, Pedras, Sacambu, Santana do Uatumã, Tuiué, Caburi, Cametá, Santa Rita do Weill, Vila Amazonia, e às sedes municipais de Alvarães, Barreirinha, Beruri, Boa Vista do Ramos, Careiro da Várzea, Canutama, Envira, Ipixuna, Itamarati, Limoeiro, Lindóia, Nhamundá, Novo Céu, Novo Remanso, Silves, Uarini e Urucurituba; a Aggreko Energia e Locação de Geradores Ltda., que instalará grupos geradores nos municípios de Apuí, Barcelos, Borba, Manacapuru, Manaquiri, Matupi, Nova Olinda do Norte, Novo Ayrão, Rio Preto da Eva, São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro e Urucará, e a Oliveira Energia, Geração e Serviços Ltda., que instalará grupos geradores nos municípios de Autazes, Benjamin Constant, Boca do Acre, Carauari, Eirunepé, Fonte Boa,  Itapiranga, Jutaí, Lábrea, Manaquiri, Novo Ayrão, Parintins, Pauini, Santo Antonio do Içá, São Paulo de Olivença, Tapauá e Tefé.
No total, serão investidos recursos da ordem de R$ 63.841.000,00 para locação de 103.964 KW. De acordo com o deputado Sinésio, preocupado inclusive com o ano eleitoral, que exigirá maior desempenho da Eletrobras Amazonas Energia, o governador Omar Aziz acompanha passo a passo o trabalho da concessionária na instalação destes grupos geradores, para que os problemas de falta de energia no interior do estado sejam solucionados.
O Diretor de Operação e Distribuição do Interior, Radyr Gomes Oliveira, confirmou que os contratos estão sendo finalizados. Ele acredita que a decisão deverá proporcionar possibilidades de desenvolvimento agregado aos investimentos particulares e estatais. Segundo Radyr, além da aquisição de novos geradores para a capital e o interior do estado, o Governo Federal também dará continuidade à execução de obras do Programa Luz Para Todos, em todos os municípios.
Fonte: CBN Manaus